“Não podemos resolver todos os problemas ao mesmo tempo”, diz coordenador de Zoonoses sobre a carrocinha para capturar animais doentes

O Portal Pindaré noticiou no dia 14 de fevereiro do corrente ano, que a Secretaria de Saúde de Pindaré – Mirim, através do Setor de Zoonoses, estaria iniciando a captura de animais doentes e vadios pelas ruas do município (Confira). 

                           

Na ocasião, o médico veterinário e coordenador de Zoonoses de Pindaré – Mirim, Fábio Tadeu Ribeiro Chaves disse que o foco nessa etapa serião aqueles animais que estivessem com o aspecto repugnante, lesões, feridas na pele, olhos com secreções, dentre outras.

Mas o Portal Pindaré recebeu algumas reclamações de moradores informando que a carrocinha não estaria recolhendo os animais doentes. E retornamos ao coordenador de zoonoses do município que desmentiu as reclamações.

Médico veterinário e coordenador de Zoonoses de 
Pindaré – Mirim, Fábio Tadeu Ribeiro Chaves


O pessoal querem que agente resolva todos os problemas ao mesmo tempo. Nós temos um cronograma que trabalha essa carrocinha. A princípio nós estamos indo pelas periferias para ver a situação e fazer alguns testes e capturando. A carrocinha está atuando de acordo com o cronograma. (imagem)



A captura está sendo realizada nas terças e quintas – feira e chegando até a ser ampliada para outros dias durante a semana. Fábio Tadeu disse que o problema já está sendo resolvido.

Nós já estamos nas ruas. Já estamos sanando o problema, mas não podemos estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Não adianta estarmos na rua só capturando animal que não vamos resolver o problema só dessa forma. O dono do animal tem que ter responsabilidade, tem que ter a guarda do animal. Ele deve seguir o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados terá uma pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. Não adianta pegar o animal bonito e depois que pegar uma micose ou sarna e jogar o animal na rua.”  

Fábio reforçou a informação de que os donos de animais tem que cuidar de cada um, tem que dá um teto, uma boa alimentação, tem que vacinar, tem que vermífugar.

E encerrou dizendo que o setor está sim realizando a captura dos animais e disse que estão a disposição para ajudar, para orientar e fazer o que for possível.




Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *