Parecer de Gurgel ao TSE pede cassação de Roseana Sarney

Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, opina pela cassação do mandato da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMBD). A assinatura do parecer ocorreu no dia 30 de julho, entretanto, foi divulgado apenas nesta quarta-feira (07).

Em nota a Secretaria de Estado de Comunicação Social do Maranhão informou na noite desta quarta-feira que a governadora ainda não tem conhecimento do teor do parecer e que está, neste momento, em São Paulo acompanhando o pai, Senador José Sarney, que está internado. De acordo com a assessoria, ela somente se pronunciará após receber oficialmente a notificação.

ação  a que Roseana responde no TSE diz respeito a um suposto abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2010. Quem assina a autoria da ação é o ex-governador José Reinaldo Tavares, que também já foi ex-ministro de Transportes e aliado da família Sarney. Em 2010, José Reinaldo foi candidato a senador pelo Maranhão em uma chapa de oposição ao grupo da família, contudo não foi eleito, ficando em terceiro lugar.