Perigo das drogas entre crianças e adolescentes no Brasil

Perigo das drogas entre crianças e adolescentes no Brasil

Por: Wanderley Silva/Portal Pindaré

O uso de drogas licita e ilícita entre crianças e adolescentes são problemas que se estendem desde muitas décadas e só vem agravando o problema a cada ano que passa. Mas qual é o motivo que levam eles a caírem nessa vida ao uso de drogas? Nossa política é tão desnecessária, investindo em coisas totalmente dispensáveis ao invés de enfatizar investimentos para esse problema que é tão grave para a sociedade.

drogas .
Segunda a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a proporção de adolescentes que vivem nas capitais que já experimentaram drogas ilícitas chega  9,9%, o que equivale a pouco mais de 312 mil jovens. Foram entrevistados 109.104 alunos do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em todo País, a grande maioria (86%) com idades de 13 a 15 anos. Os resultados foram projetados para o universo de 3,1 milhões de adolescentes que estudam no 9º ano.
Embora a proporção pareça pequena, os técnicos do IBGE se espantaram com a revelação de que 0,5% dos adolescentes usou crack no período de 30 dias que antecederam a pesquisa, pois, em números absolutos, são 15 mil estudantes no País inteiro que já experimentaram a droga, que tem o maior potencial de dependência.

No caso das drogas lícitas, nada menos que sete em cada dez adolescentes já experimentaram alguma bebida alcoólica, com 70,5%. No entanto, 50,3% informaram já ter tomado pelo menos uma dose, o que equivale a, no mínimo, uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça ou uísque.

Diante dos dados preocupantes notamos o quanto é grande o problema, e vem novamente a pergunta: o que levam eles a caírem no mundo das drogas? Hoje em dia a maiorias dos jovens que usam drogas, são aqueles menos “assistidos”.  É o abandono ou crise com a família, a frustração, sem esperança, e a falta de estrutura que todos tem direito, exemplo a educação. A falta disso propícia a um jovem entrar no mundo das drogas.

A droga causa morte, destruição na família, violência de todos os tipos, entre muitos outros danos, e é algo que pode ser amenizado muito mais ou até mesmo acabado. Hoje no país capitalista em que vivemos, nós observamos outras coisas sendo priorizados, investimentos pesados em armamentos, presídios, estádios ao invés de priorizar esse problema. Se fosse dado mais atenção e estrutura para lugares que tende aos adolescentes caírem no uso da droga seriam mais viáveis amenizar esse problema.

Estimulando desde criança a ser mais dedicado na escola, dando esperança a eles, criando atividades para tirá-los das ruas, como esportes, e outros. Se fossem mais focados os investimentos nisso tudo pensando neles, deixando-os ocupados, e capacitando-os com cursos profissionalizastes com certeza muita gente não irá entrar no mundo das drogas evitando muitas mortes, e degradação da sociedade.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *