PINDARÉ-MIRIM: 90 ANOS DE HISTÓRIA!!! O RIO PINDARÉ E SUAS BELEZAS EXUBERANTES E OS SEUS PROBLEMAS (PARTE I)

Durante todo esse mês de julho, mês de aniversário da cidade, o Portal Pindaré realizará uma série de reportagens especiais e exclusivas sobre a história da cidade de Pindaré – Mirim que vai dos problemas as mais belas paisagens. Vamos levar até a você os desafios e batalhas que os moradores tem há anos, vamos mostrar a realidade do nosso município, os nossos Patrimônios e muito mais.



E para iniciar vamos mostrar a primeira parte das reportagens sobre o Rio Pindaré.


Genuinamente maranhense, o Rio Pindaré que nasce na Serra do Gurupi e deságua no Rio Mearim próximo da foz do mesmo na baía de São Marcosestá com sérios problemas e ainda resta uma grande beleza com vistas muito lindas e locais agradáveis.

Para analisar de perto e registrar tudo, este blogueiro e alguns parceiros do Blog resolveram fazer um passeio pelo Rio Pindaré. Usando o veículo mais utilizado na região, a canoa, percorremos mais de meia hora e pude observar o quanto o Rio necessita de uma ajuda urgente.


Logo de inicio, ainda em frente ao “cais” entre Pindaré e Monção o assoreamento é visto com muita clareza. A mata ciliar não é mais vista e as raízes das poucas árvores que existe por lá ficam por cima do solo.


Com a falta das árvores (para proteger que o solo não caia no rio) a cada cheia, as margens vão aumentando e o rio fica mais raso.

Um dos lugares mais visitados no Rio Pindaré, a “Volta Morta”, hoje não é a mais preferida. Devido a falta de árvores naquele local, o assoreamento está consumindo aos poucos todo a área que outrora era o foco dos visitantes. 

Outro problema é o lixo. Neste passeio observei a quantidade lixo próximo ao famoso “cais” de Pindaré, além de muito lixo jogado pelos visitantes e pelos próprios moradores que tem um só objetivo, chegar ao rio.


Mesmo com esses grandes problemas, o Rio Pindaré ainda tem uma grande beleza natural. Em nossa visita pude constatar alguns lugares super lindo, como é o caso da “groa” que encontramos próximo ao povoado “Patos” ainda em Pindaré. Uma areia super fina (semelhante aos Lençóis Maranhense) a água do rio também é totalmente diferente e chega a ser um pouco transparente. Resolvemos parar e apreciar dessa grande beleza do nosso rio.

Confira as fotos:















Os problemas devem ser sanados o mais rápido possível e a população deve ser um dos principais conservadores dessa importante beleza natural que a nossa cidade dispõe.

Reportagem e fotos: William Junior

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *