Pindaré – Mirim: Lançada pela secretaria de saúde a campanha de combate a violência

Foi lançada nos dias 18 e 19 de setembro pela Secretaria de Saúde através das Coordenações de Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde da Mulher e PSE (Programa Saúde na Escola) a campanha de combate a violência “Pindaré Mirim todos juntos contra violência”.


Os problemas relativos às violências e aos acidentes vêm ganhando cada vez mais visibilidade, tendo se tornado uma questão importante para a Saúde Pública. E reduzir a morbimortalidade pelas formas mais freqüentes de violências e acidentes constitui um grande desafio para o setor saúde. Desta forma busca-se através da parceria entre população e profissionais combater essa realidade.


No primeiro dia as coordenações reuniram-se com profissionais da saúde e no segundo dia com gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, momento este em que foi apresentada a campanha “Pindaré Mirim todos juntos contra violência”. Com a frase: Não finja que não vê. Não finja que não ouve. Queremos ouvir a sua voz!!!
A campanha faz parte do plano municipal anual de combate a violência. Com o objetivo de capacitar tanto profissionais da saúde quanto da educação para agirem como fontes notificadoras de casos de violência no município.

A campanha esta articulada em três etapas, que compreendem palestras sobre o tema a fim de orientar na identificação de situações de violência, oficinas de orientação no preenchimento das fichas de notificação de violência para médicos e enfermeiros e a terceira etapa consiste em ações junto à comunidade e caminhada contra violência.

A primeira etapa contou com o apoio do CREAS, Conselho Tutelar e Setor jurídico e consistiu em palestras sobre conceito e identificação de tipos de violência, além de leis que amparam as ações de combate a violência e acidentes.  Aumentando assim a eficácia e quantidade de casos denunciados. Lembrando que a denuncia é feita em caráter de sigilo, sem quaisquer ônus a pessoa ou profissional, seja da saúde ou educação que venha a comunicar um caso de violência. Tornando as ações da campanha mais abrangentes de forma a mobilizar a atenção da comunidade.

As violências e acidentes geram altos custos para a sociedade, para os indivíduos e para o setor saúde. Além do impacto causado nas pessoas vítimas de acidentes e das violências, trazendo limitações que afetam as suas relações familiares, sociais e de trabalho.

Reconhecer as violências e acidentes como uma questão de vigilância constitui um grande avanço no setor. Ao mesmo tempo, a compreensão da complexidade do fenômeno a partir de uma abordagem interdisciplinar e intersetorial possibilitam formular políticas públicas integradas de superação da violência e prevenção dos acidentes.

Portanto, é fundamental a captação e produção da informação em saúde das diversas formas de violências e acidentes para se dimensionar o seu impacto na vida das pessoas e nos serviços de saúde.

Essas informações são essenciais para: Traçar o perfil epidemiológico das violências e dos acidentes por tipos; Identificar os fatores de risco; Elaborar estratégias de promoção da saúde e de prevenção dos agravos; Formular políticas públicas de enfrentamento da violência e do acidente e contribuir para qualificar as ações relativas à assistência, recuperação e reabilitação.
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *