Pindaré – Mirim recebe nesta sexta o Mutirão do Glaucoma

Pindaré – Mirim recebe nesta sexta o Mutirão do Glaucoma

A secretaria de estado da saúde e a secretaria municipal de saúde de Pindaré – Mirim, em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão realizam nesta sexta – feira (13) o mutirão de oftalmologia para diagnóstico e tratamento do glaucoma, doença que é causada por uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira.

Glaucoma

Os pacientes que se interessar precisam apresentar Xerox da identidade e do cartão do SUS. As consultas iniciarão a partir das 14hr no Hospital e Maternidade Governador José Sarney.

 

O que é o glaucoma?

O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.

Glaucoma de ângulo aberto (crônico)

O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

Glaucoma congênito

O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.

Glaucoma secundário

Por último, o glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *