Pindaré – Mirim: Secretaria de Saúde iniciará captura de animais doentes pela cidade

Desde o ano de 2001, o município de Pindaré – Mirim conta com o Setor de Zoonoses que cuida da saúde do animal e consequentemente da saúde humana, pois previne que doenças sejam transmitidas dos animais para as pessoas.

Médico veterinário e coordenador de Zoonoses de
Pindaré – Mirim, Fábio Tadeu Ribeiro Chaves

A partir de fevereiro de 2001, foi feito o processo de planejamento e as ações foram sendo realizadas. E hoje, o Setor de Zoonoses continua desempenhando diversos trabalhos e realizando várias campanhas no município, baseado sempre na medicina preventiva.

O Tratamento da Profilaxia da Raiva Humana é um dos diversos atendimentos feitos pelo setor, realizando as vacinas, observações clínicas, vistorias e inúmeras analises em cães e gatos.

Ciente de que há milhares desses animais abandonados no município sendo em sua maioria, animais doentes que podem transmitir diversas doenças, a secretaria de saúde e saneamento, através da coordenação de Vigilância Epidemiológica e coordenação de Zoonoses iniciará na próxima semana a captura de animais vadios pelas ruas da cidade.

Para o médico veterinário e coordenador de Zoonoses de Pindaré – Mirim, Fábio Tadeu Ribeiro Chaves o recolhimento dos animais evitará possíveis transmissões de doenças contagiosas, como por exemplo, o Calazar e a Raiva.

Nós iniciamos fazendo a divulgação, para sensibilizar a população para não criar animais soltos nas ruas. Evitando assim vários problemas, tais como: Agressões, acidentes de trânsito, sujeira através das fezes, espalhar o lixo nas ruas e principalmente a transmissão de doenças.” Disse Fábio Tadeu.

O médico veterinário disse ainda que o foco nessa etapa serão aqueles animais que estiveram com o aspecto repugnante, lesões, feridas na pele, olhos com secreções, dentre outras. Fábio Tadeu pediu que os donos de animais que prendam e cuidam de cada um, para que eles não sejam recolhidos pela equipe. 

A secretaria vai intensificar a divulgação da campanha em todo o município. Os animais recolhidos serão levados para um espaço físico já adquirido e passarão por exames diretos para confirmar ou não a Leishmaniose, e caso se confirme serão sacrificados. Sendo feito tudo dentro dos padrões e preparo com anestésico geral e posteriormente o medicamento para ser realizada a eutanásia.
A carrocinha com a equipe para a captura estará passando nas ruas da cidade a partir da próxima semana.

Os Cães e Gatos são seus melhores amigos e por isso necessitam de cuidados.” Encerrou o coordenador de Zoonoses.


Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *