Pindaré: Secretaria de saúde e educação realizam nesta sexta a caminhada de combate a violência

A Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação através das coordenações do programa saúde na escola (PSE), saúde da mulher e vigilância epidemiológica comunicam e convidam a população a prestigiar e participar nesta sexta-feira (23/05) da caminhada de combate a violência com o tema: Pindaré-Mirim todos juntos contra a violência!


A caminhada acontecera a partir das 07h30min com saída da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, no centro de Pindaré – Mirim.
O tema engloba os diversos tipos de violências que serão abordados pelas escolas participantes. Sendo:
O que é violência?
No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia e a violência contra a mulher, entre outras.
Vamos conhecer algumas formas de violência:
Violência física– Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
Violência contra a mulher – Em todas as sociedades existe a violência contra a mulher. Dados Mundiais da OMS (Organização Mundial da Saúde), e nacionais (Brasil), indicam números impressionantes sobre este tipo de violência. A violência contra a mulher engloba várias formas de violência, inclusive psicológica, não só o estupro. O abuso sexual de meninas no lar ou fora dele, a violência por parte do marido, assédio e intimidações sexuais no local de trabalho ou instituições educacionais, a prostituição forçada, entre outros. No Brasil os assassinatos de mulheres, cometidos por seus companheiros ou mesmo parentes próximos tem também atingindo números impressionantes. A violência contra a mulher é em geral, praticada pelo marido, namorado ou ex-companheiro.
Violência infantil – Trata-se de uma forma cruel de violência pois a vítima é incapaz de se defender. Um exemplo é o abuso sexual de crianças. A maioria dos casos de abuso sexual de crianças envolve parentes e amigos que se aproveitam principalmente da fragilidade da vítima para satisfazer seus desejos.
Violência moral– ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.
Violência psicológica– ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.
Violência sexual– ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.
Não pense duas vezes, se você esta sendo vítima de uma violência ou conhece alguém que está,
DENUNCIE – LIGUE 180

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *