PM de Pindaré-Mirim inova e disponibiliza WhatsApp para receber denúncias de ocorrências policiais

PM de Pindaré-Mirim inova e disponibiliza WhatsApp para receber denúncias de ocorrências policiais

A Polícia Militar lançou mais um canal de comunicação direta com a população e começou a atender ocorrências notificadas via WhatsApp. O sistema, que está em fase de teste,  integrará o Programa Inclusão Total, que amplia o acesso aos serviços da PM por meio das redes sociais.

comandante pimentel
Comandante do 7º BPM, Tenente e Coronel Marco Antonio Pimentel

O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Pimentel, explicou ao AGORA que nesse momento inicial os acionamentos via WhatsApp podem ser feitos pelo número (98) 8877-4667. O aplicativo permite que usuários enviem fotos, vídeos e façam contato direto com a polícia. Ele acredita que isso facilitará a identificação de suspeitos e recuperação de bens roubados, pois as denúncias ocorrerão em tempo real.
O projeto nasceu na região, através do Major Jurandir, de Caxias e deu um saldo positivo e ajudou em apreensões e prisões. O uso das redes sociais tem sido positivo na região. Na página do facebook, mais de 50 ocorrências foram registradas na rede. A PM divulga fotos ou descrição dos veículos roubados, pessoas detidas e material fruto de roubo, onde grande parte da população reconhece o bandido ou conheçe alguém que tenha sido vítima da situação e avise.
Inicialmente, o projeto abrange Santa Inês, Pindaré e Santa Luzia, se estendendo gradativamente. Panfletos e cartazes estão sendo distribuídos nos municípios para que a população tenha consciência da seriedade e eficácia do novo meio de comunicação com a polícia.

“A polícia não pode trabalhar de forma isolada. Temos que estar próximos daqueles que sofrem as ocorrências, que é a população. Com esse meio de comunicação, a população pode presenciar em tempo real, um acontecimento e enviar o material para que nós possamos tomar uma providência. Já temos uma denúncia com fotos e nomes de elementos que estão sendo investigados” pontua o coronel.
O WhatsApp também inibirá àqueles que constantemente passam trote para a polícia, já que é necessário a identificação da pessoa através de um número cadastrado em operadoras telefônicas. O coronel lembra também que a identidade do denunciante ficará no mais absoluto sigilo.
“Os trotes vão ser basicamente instintos, já que, é necessário a identificação do numero que realiza a denúncia. Mas deixando claro, que todos terão suas identidades no mais absoluto sigilo”.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *