População pode denunciar focos de Aedes no Maranhão por telefone

População pode denunciar focos de Aedes no Maranhão por telefone

A população do Maranhão agora pode denunciar possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti pelos telefones (98) 3268-6286 e 3268-6585. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

dengue

A ação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e tem o objetivo de dar mais agilidade ao combate do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Para auxiliar na denúncia, é importante que a população informe o endereço ou ponto de referência do local onde o foco do mosquito precisa ser verificado e exterminado.

Todas as denúncias são encaminhadas às equipes do Programa de Combate ao Aedes Aegypti de cada município do Maranhão, que realizam a vistoria e executam os procedimentos de aplicação de larvicidas, entre outras atividades de campo.

Por ser uma das cidades com o maior número de casos de Dengue no Estado, a capital, São Luís, disponibiliza o número do telefone direto da coordenação municipal (98) 3212-8282.

Denúncia por aplicativo
A coordenação de combate ao mosquito do município de Trizidela do Vale disponibilizou, recentemente, a forma de denúncia pelo aplicativo de celular whatsapp.

Qualquer morador da cidade pode tirar uma foto ou vídeo dos locais com focos do Aedes Aegypti e enviar pelo aplicativo, solicitando a visita dos agentes de endemia à residência. O número do whatsapp é (98) 98104-7628.ros

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), o número de casos de dengue no Maranhão subiu de 3.527 em 2014 para mais de 7.600 em 2015. Na capital, o número de casos saltou de 972 para 2.143 nos últimos dois anos.

O Zika vírus teve 3.070 notificações no ano passado e, a febre chikungunya, 230. Dos 105 casos de microcefalia no Estado, 34 foram de bebês de mães com suspeita de ZiKa vírus durante a gravidez. A doença já é considerada um surto no Maranhão.

Do G1 MA

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *