Prefeitura realiza testes de Covid-19 em alunos e educadores e casos ativos da doença disparam em Santa Inês

Prefeitura realiza testes de Covid-19 em alunos e educadores e casos ativos da doença disparam em Santa Inês

De acordo com os dados dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde de Santa Inês, os casos de Covid-19 aumentaram nos últimos dias no município.

Em 17 de novembro eram 44 casos ativos, desses, 37 estavam em isolamento domiciliar, pacientes internados eram 7, óbitos 88. Três dias depois os casos ativos passaram de 44 para 157 nesta sexta-feira, dia 20. 152 pessoas estão em isolamento domiciliar e pacientes internados caiu para 5.

A explicação

Nas redes sociais, a Secretaria de Saúde explicou o aumento de casos da doença.

“O aumento de positivos entre 9 a 19 anos é devido a ação realizada pelas secretarias de Saúde e Educação, detectando vários positivados para o COVID-19. Os testes estão sendo realizados em 19 escolas do município, entre as zonas Urbana e Rural com a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da atenção básica. A grande maioria são assintomáticos, ou seja, infectados e com nenhum sintoma aparente. A Secretária de Saúde explica que os assintomáticos causam maior risco de passar o vírus, já que, os pacientes positivos não sabem que estão infectados e muitas das vezes, não tomam as devidas precauções.”

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas mantenham as recomendações para evitar ainda mais a propagação do coronavírus. ” Continuamos pedindo a população que façam a higienização necessária e usem máscaras ao sair de casa. Tomem as devidas precauções e não participem de festas, jogos de futebol, bares ou quaisquer movimentos com capacidade acima de 60%… Em caso de sintomas gripais, considerados suspeitos do novo coronavírus, procure a UBS mais próxima da sua residência. Ainda não existe vacina para o COVID-19, mas existe prevenção.”

A ação

As secretarias de saúde e educação estão realizando uma ação de testes para Covid, em alunos de 8º e 9º ano e corpo docente (diretores, supervisores e servidores) de escolas do município, afim de supervisionar os assintomáticos (que possuem o vírus positivo mas não sentem nenhum sintoma).

A ação está sendo realizada em 19 escolas do município, entre as zonas Urbana e Rural com a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da atenção básica. O cronograma iniciou no dia a 26 de novembro, cada aluno foi informado através das escolas e marcando horário

A Secretária de Saúde explica que o trabalho é uma maneira de prevenção de contaminação e transmissibilidade, já que, o vírus ainda continua em todo o Brasil e para iniciar as aulas, é necessário a ação para descobrir, mesmo sem sintomas, os positivos, facilitando saber onde a doença está e como ela está se comportando, possibilitando as devidas ações e precauções com esta população.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *