Problemas dos resíduos sólidos são discutidos em Pindaré Mirim

Problemas dos resíduos sólidos são discutidos em Pindaré Mirim

Foi através de uma Audiência Pública que o tema ‘Destinação de Resíduos Sólidos’ foi discutido em Pindaré Mirim. O fórum foi realizado na noite da última quarta – feira (30), na Câmara de Vereadores do município e contou a participação de autoridades e da sociedade civil que apareceu em um pequeno número.

residuos2

Além da presidente da câmara, Judite Maria e dos vereadores Antonio Martins, Éden Wilson, Pepê, Mário Chesman, Mazinho e Carlinhos de Areias, estiverem presentes o Tenente Brito do 7º BPM; o secretário municipal de meio ambiente, Benedito Castro Neto; de cultura, Chumbada; de infraestrutura, João David; representante da igreja católica; empresários e Paulo Wanderley, representante da empresa Impacto que presta serviço de limpeza e coleta de lixo no município.

residuos

A autora do requerimento para a realização da Audiência Pública, vereadora e presidente da câmara, Judite Maria destacou os problemas que o município vem enfrentando devido a falta de coleta do lixo, principalmente nas imediações do Engenho Central. A parlamentar se colocou a disposição para se unir junto à população e as autoridades competentes para solucionar esse problema que também é de saúde pública.

residuos3

Todos os vereadores usaram a tribuna da câmara para pedir o apoio da sociedade pindareense para que ajude nessa problemática colocando o lixo doméstico apenas nos dias da coleta em cada bairro e levaram ao responsável pela empresa alguns problemas que ainda afetam os moradores.

residuos5

 

A sociedade civil e os empresários também participaram do debate. O gerente de uma loja de móveis, Eden Wallace questionou a falta de coleta do lixo da Rua do Comércio e pediu que a empresa responsável pudesse resolver esse problema no centro comercial. O secretário de meio ambiente, Benedito Castro Neto disse que em breve será feita uma reunião com 16 prefeitos para que seja feito um consórcio e construído um aterro sanitário para solucionar o problema dos lixões nas cidades da região.

residuos4

Por sua vez, o representante da empresa, Paulo Wanderley, se disse disposto a contribuir mais ainda com alguns problemas que ainda afetam a cidade. Colocou-se a disposição de todos os moradores e respondeu as perguntas feitas pelos vereadores e demais presentes. Ele destacou ainda a valorização que dá aos garis como EPI’s de primeira qualidade e remuneração extra quando os mesmos trabalham em feriados.

residuos6

No final da Audiência Pública foi feito um pacto com diversas melhorias para a população, sendo: propagandas de conscientização sobre a coleta de lixo, indicador sonoro no carro que faz a coleta, recolhimento do lixo da Rua do Comércio a partir das 18 horas, ver a possibilidade do lixo hospitalar ser incinerado em Santa Inês, aguardar reunião sobre a construção de um aterro sanitário regional, mutirão de campina nos bairros, recolhimento do lixo nos balneários e a realização de uma campanha de conscientização feita pela secretaria de meio ambiente e educação.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *