Procon cobra melhorias no atendimento bancário em Santa Inês

Por: William Junior, em 10 /06 /2017, ás10h35

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) defende a constitucionalidade da Lei Municipal das Filas, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Inês, na quinta-feira (9), que discutiu a qualidade do serviço bancário na cidade. Os gestores públicos presentes cobraram o cumprimento da Lei e o abastecimento de caixas eletrônicos aos fins de semana e feriados.

audiencia procon

No ano passado, a Câmara de Santa Inês aprovou a Lei Municipal nº 161/2016, que estabelece o tempo máximo de espera de 20 minutos em filas de atendimento de agências bancárias, correios e lotéricas. Contudo, mesmo depois de receber mais de R$ 1 milhão em multas, os bancos do município continuam desrespeitando a lei e não dispõem de numerário para saque nos terminais de autoatendimento aos fins de semana e feriados, prejudicando o comércio local.

O presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, explicou que a Lei Municipal legitima a aplicação de sanções de caráter punitivo, coercitivo e pedagógico em caso de irregularidades. “Não podemos permitir que a falta de estrutura e dinheiro nos caixas eletrônicos continuem prejudicando os maranhenses. Com leis melhores, nossas ações de fiscalização se tornam mais efetivas. Assim, os bancos só têm duas opções: ou investem e melhoram os serviços ou sofrerão sanções cada vez mais rígidas”, afirmou.

Para a aposentada Marinalva Cantanhede, presente durante a audiência, os bancos devem tomar medias para melhorar o atendimento. “A gente fica debaixo de sol esperando duas, três horas para ser atendida. É um absurdo”.

Desde sua inauguração em 2015, a unidade do Procon/MA em Santa Inês realiza fiscalizações semanais em todas as agências bancárias da cidade, o que resultou em 139 autuações e R$ 1.259.066,67 em multas por inúmeras irregularidades.

Os consumidor pode realizar denúncias por meio do site ou aplicativo Procon Maranhão, ou na unidade do órgão em Santa Inês, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, dentro da unidade do Viva, na Rua Wady Haddad, n° 64, Centro.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.