Professores sugerem 10 temas que podem cair no Enem

Professores sugerem 10 temas que podem cair no Enem

Em contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem no próximo sábado (08) e domingo (09), professores de colégios e cursinhos de Salvador já fazem as suas apostas para o tema da redação, prova que tanto aflige os estudantes.

ENEM
A partir das sugestões, A TARDE listou os 10 assuntos mais prováveis de ser cobrados na dissertação. Entre eles estão: “O Marco Civil da Internet”; “Justiceiros no Brasil: o problema da justiça com as próprias mãos” e o “Legado da Copa do Mundo para o país”.

“Esses temas frequentaram os noticiários durante este ano. Cairão como questões de atualidade nas provas de ciências humanas e suas tecnologias ou como tema da redação. Fiquem atentos”, alerta o professor de língua portuguesa do Colégio Oficina, Abdon Guerra.

Desempenho

Conforme ele, para ter um bom desempenho na redação é preciso ler a proposta temática com muito cuidado, grifando o tema, para que possa entender sobre qual assunto deverá escrever.

Em seguida, Guerra aconselha a leitura dos textos motivadores, procurando o posicionamento dos autores em cada um deles. “Reflita sobre eles para construir a sua opinião sobre o tema. A redação é uma prova também de leitura e será necessário demonstrar entendimento das ideias não só da proposta, mas também dos textos motivadores”.

Em relação às supostas “pegadinhas”, que muitos ainda acredita existir, a professora Anya Moura, coordenadora de redação do Colégio Oficina diz: “Isso não existe na redação do Enem. Existe, sim, um pensamento equivocado de que redação não se estuda. Para redigir bem é fundamental estudar sobre os diversos temas e escrever sobre eles. Ainda há tempo”, observa Moura.

Outra possibilidade de tema, segundo o professor de português, também do Oficina, Tárcio Carvalho, é sobre a crise de água, vivida no estado de São Paulo, e em várias regiões do globo. “Nada mais natural que elegessem o tema crise de abastecimento e de acesso à água”, prevê.

Em geral, os resultados ruins nas provas de redação são decorrentes do desconhecimento sobre os assuntos cobrados. A falta de coesão é também um problema recorrente, pois muitos candidatos redigem textos sem começo, meio e fim.

“Tem quem insista em usar trechos inteiros dos textos de apoio. A falta de organicidade dos períodos é um dos erros mais comuns. A ortografia ainda atormenta muitos estudantes”, alerta o professor de língua portuguesa do Núcleo de Língua Portuguesa e Cultura, Zé Carlos Bastos.

Segundo ele, para se ter um bom desempenho na redação é fundamental atentar para os comandos do Enem: “selecione”, “organize” e “relacione”.

Além disso, a informação é essencial para se fazer uma boa redação. De acordo com a professora de língua portuguesa Tacyana Bomfim, que ensina também no Núcleo de Língua Portuguesa e Cultura, o estudante tem de estar bem informado sobre os fatos históricos e atuais, saber relacionar o tema com dados da realidade e evidenciar posicionamento crítico.

“Deve, além disso, estruturação das ideias e a norma padrão da língua portuguesa. Esses são instrumentos importantes na aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento”, completa.

 

Confira a lista dos 10 temas

Água
Crise no sistema hídrico no Brasil, especialmente pelo que foi vivenciado em São Paulo

Energia
Novas alternativas energéticas para o país

Violência
Liberdade de expressão versus discurso de ódio

Racismo e futebol
Casos de racismo em partidas futebolísticas

Mulher
A liderança feminina no século XXI

Palmada
Aprovação da lei da palmada

Internet
O Marco Civil da Internet

Educação
A educação das futuras gerações diante dos desafios do século XXI

Democracia
Como está a democracia após 50 anos de golpe militar

Justiceiros
Justiceiros no Brasil: o problema da justiça com as próprias mãos

 

A Tarde/UOL

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *