Realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 na Paróquia São Pedro Apóstolo em Pindaré Mirim

Realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 na Paróquia São Pedro Apóstolo em Pindaré Mirim

Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida, a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pindaré Mirim, lançou na manhã de domingo (05) a Campanha da Fraternidade 2017. A programação iniciou com concentração no cais, às margens do Rio Pindaré.

campanha da fraternidade 2017

De lá, os fiéis seguiram em caminhada até a igreja da matriz, que apesar da chuva, reuniu um grande número de pessoas. A missa foi celebrada pelo pároco, pe. Carlos José Ramos.

campanha da fraternidade 2017 02

A campanha

“Biomas brasileiros e a defesa da vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2017. O papa destacou que o desafio global pela preservação, “pelo qual toda a humanidade passa”, exige o envolvimento de cada pessoa junto com a atuação da comunidade local. Para ele, os povos originários de cada bioma ou que tradicionalmente neles vivem oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa.

É necessário conhecer e aprender com esses povos e suas relações com a natureza. Assim, será possível encontrar um modelo de sustentabilidade que possa ser uma alternativa ao afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres”, argumentou o papa.

Para o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, ninguém pode assistir passivamente à destruição de um bioma, por isso, o assunto não pode ser deixado de lado pela Igreja. “Há muito a ser feito por cada um espontaneamente, como mudança no padrão de consumo, cuidados com a água e com o lixo doméstico, mas necessitamos de iniciativas comunitárias, que exigem a participação do Poder Público e ações efetivas dos governos”, disse. “Precisamos de um modelo econômico que não destrua os recursos naturais.”

 

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *