Realizada primeira reunião de articulação para criação do subcomitê da Bacia Hidrográfica do Pindaré

Realizada primeira reunião de articulação para criação do subcomitê da Bacia Hidrográfica do Pindaré

Secretários municipais do meio ambiente de diversas cidades do Maranhão participaram durante toda a manhã desta quinta – feira (30), no Auditório da Câmara de Vereadores de Pindaré Mirim, da primeira reunião que tem o objetivo de criar o subcomitê da Bacia Hidrográfica do Pindaré.

reuniao1

Além dos secretários de meio ambiente dos municípios de Pindaré Mirim, Santa Inês, Igarapé do Meio, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Tufilândia e Penalva, participaram ainda o conselheiro do Conerh de Pedreiras, Wilton Lopes, José Raimundo do Comitê Executivo da Bacia Hidrográfica do Mearim, além do vereador Laércio, o prefeito Walber Furtado, secretários municipais de Pindaré, além de representantes da empresa Vale, IFMA e SEBRAE.

reuniao4

_O objetivo da reunião é criar a sub-bacia do comitê de bacias do Vale do Pindaré. Nós estamos desmembrando os 83 municípios que a gente quer só o comitê de bacias do Pindaré. A importância desse evento é a posição geográfica, pois estamos bem situados dentro da bacia e também a nossa luta social, são esses dois parâmetros. Se não tiver lutar, tiver briga não vem não.  Destacou Benedito Castro, secretário do meio ambiente de Pindaré Mirim.

reuniao3

_Hoje eu vejo a situação de cada Rio e de cada Igarapé da nossa região e as matas ciliares foram embora, ninguém ver mais. Isso é um grande problema. Eu comecei a ver que tem pessoas que tem coragem de ‘arregaçar as mangas’. Vou acreditar no trabalho aonde a gente vai vencer um dia. Não importa se seja de pequeno ou longo prazo, mas nós vamos conseguir. Declarou o secretário de meio ambiente de Penalva, Galdino Cardinal.

reuniao2

_Enquanto gestor eu quero me comprometer com o Pindaré em fazer o que for possível para que essa sub – bacia se concretize. Agradecemos o que já fizeram pra trás que vai contribuir bastante na frente. O problema da água é do mundo todo e nós temos que tomar uma posição. Enfatizou o prefeito Walber Furtado.

O secretário de meio ambiente de Pindaré finalizou dizendo que novas reuniões serão feitas através de um cronograma que foi criado durante essa primeira reunião.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *