Realizada com sucesso a Audiência Pública sobre Poluição Sonora e Segurança Pública em Pindaré – Mirim

Realizada com sucesso a Audiência Pública sobre Poluição Sonora e Segurança Pública em Pindaré – Mirim

 

Um longo e um importante debate marcou a Audiência Pública realizada na noite de ontem, quarta – feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Pindaré – Mirim. Com temas de extrema importância sendo a Poluição Sonora e a segurança Pública, a Audiência Pública mostrou o interesse dos parlamentares em resolver, junto às demais autoridades, esses problemas que vem afetando os pindareenses em crescimento nos últimos meses.

IMG-20140910-WA0037[1]

Participaram desse importante momento o prefeito da cidade, Walber Furtado; o secretário municipal de Meio Ambiente, Benedito Castro Neto; secretário de cultura, José Ribamar; secretário de Ciência e Tecnologia, Dennys Lopes; secretária de Saúde, Kerliana Sena Silva; secretário de Turismo, Marcos Andrade; o Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Jorge Luís Guimarães; os vereadores; o presidente da Associação Atlética Tiradentes, cabo Edvaldo; o comandante do 7º BPM, Marco Antonio Pimentel; além de moradores, alguns donos de bares e de carros de som.

A Audiência Pública surgiu de um requerimento feito pela vereadora Judite Maria, que inicialmente era apenas para se discutir sobre a poluição sonora, mas diante de muitos assaltos, resolveu estender para o tema também da segurança pública. Foram feitos os convites para todas as autoridades ligadas as áreas, mas duas autoridades essenciais nesse debate, o Promotor de Justiça, Lúcio Leonardo Gomes e a delegada Cláudia Maciel de Almeida, não puderam estar presentes. Apenas o promotor justificou a sua ausência, informando que nessa mesma data já tinha um compromisso com a justiça.

IMG-20140910-WA0036[1]

Presidida pela parlamentar Judite Maria, a Audiência iniciou com o prefeito Walber Furtado que foi o primeiro a discursar e disse que “os temas que foram colocados para serem discutidos é dá mais alta relevância. Porque precisamos realmente tomar uma posição.” Walber falou ainda de parceria com as demais autoridades. Segundo ele, as coisas vão pra frente caso todos se unem em parceria do Poder Público e sociedade.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Benedito Castro Neto se mostrou disposto a contribuir decisivamente para diminuir com essa poluição sonora e falou do desrespeito com os sons no cais as margens do Rio Pindaré. O secretário disse que está a disposição para que seja feito o combate a essa prática absurda da poluição. O pároco, padre Jorge falou da Lei que já existe e que é de conhecimento de todos, mas que deve ser cumprida. Jorge falou que falta mesmo o amor de Deus nos corações das pessoas, falou sobre a falta de coragem de muitos de não denunciar e que todos devem ter essa coragem, pensando no bem comum de todos.

 

Os vereadores, Laércio e Antonio também usaram a palavra e também se mostraram a disposição para combater esses problemas no município. O cabo Edvaldo foi categórico em dizer que as polícias Militar, Civil e Federal estão ‘enxugando gelo’, pois eles prendem numa noite e na manhã seguinte o código penal ultrapassado põe o meliante de volta nas ruas. O PM disse ainda que nos finais de semana em Pindaré – Mirim todos que são presos devem ser encaminhados para a regional em Santa Inês por falta de um Agente no município.

 

O comandante do 7º BPM mostrou os trabalhos que estão sendo desempenhados na cidade, principalmente com a chegada da nova viatura e das motocicletas que diminuiu consideravelmente os assaltos. Disse que mesmo colocando um PM em cada esquina, os problemas não serão sanados. Mas a Polícia Militar vem intensificando os trabalhos, fazendo operações, abordagens e crescendo as rondas e que estão a disposição para realizar tudo para inibir a poluição sonora e diminuir com a violência. O comandante ainda  propôs que seja criado um Conselho de Segurança do município.

 

Moradores e empresários também participaram do debate e mostraram os problemas e pediram que as autoridades se mobilizem para diminuir com esses dois temas que assolam a cidade.

 

Após o longo debate ficou decidido que será criado o Conselho Municipal de Segurança; ficará proibido a propaganda em veículos de som durante todo o domingo, com exceção dos avisos fúnebres e mensagens em datas comemorativas que não sejam veiculadas na madrugada; proibição de veículos de som em frente aos estabelecimentos na Rua do Comércio; regulamentado o horário de propagandas sendo das 8 horas das manhã ao meio dia e das 14 horas às 18 horas; ficará proibido a entrada de veículos no cais às margens do Rio Pindaré aos sábados e domingos.

A questão da proibição de propaganda aos domingos foi bem discutida e não foi bem aceita. Os vereadores Laercio e Mazinho também questionaram após a decisão já tinha sido tomada. Todas as mudanças serão levadas ao conhecimentos de todos.

 

Reportagem: William Junior

Fotos: Kledson Queiroz/Portal Pindaré

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *