Realizado em Pindaré Mirim o Tributo ao mestre João Cruz

Realizado em Pindaré Mirim o Tributo ao mestre João Cruz

Um dia de homenagens ao ilustre mestre de Bumba Meu Boi de Pindaré João Cruz, assim foi definida a primeira edição do tributo ao mestre João Cruz que aconteceu na tarde e noite da última sexta-feira, dia 7 de junho, no auditório do Engenho central de Pindaré Mirim. O evento foi idealizado pelo coletivo de ativistas culturais e de associações de Bumba meu Boi de Pindaré Mirim e coordenado pelo professor Valmir Trindade.

toadas2

Passaram pelo palco cantadores e cantadores de Toadas de bumba-meu-boi sotaque de Pindaré, o sambista Xará da Barreirinha, o poeta Paulo Rodrigues, os cantores Elys e Jessé, Jojoh Fersan e muitos outros artistas que renderam homenagem ao mestre João Cruz e cantaram suas toadas.

toadas

Para encerrar o evento a comunidade assistiu a apresentação do Boi Milagroso do Pindaré (última turma na qual o mestre João Cruz integrou) na praça São Pedro. Para a organização o resultado foi muito positivo, o evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Vasconcelos e do colégio Atuação de Santa Inês.

toadas3

João Serejo da Cruz

João Cruz nasceu em 05  de Abril de 1946,no município de Monção-MA. Teve sua ligação com o bumba meu boi desde  sua infância,veio para Pindaré na década de 60,onde atuou em escolas de samba, e principalmente em várias turmas de bumba meu boi, gravou um CD nos anos 90 o que lhe rendeu fama e notoriedade no cenário cultural Maranhense.

Mestre João Cruz faleceu em junho de 2016 e foi homenageado por toda classe cultural do Maranhão.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *