Registrado o primeiro casamento de jovens surdos em Pindaré Mirim com tradução em Libras

O casal Luciano Fontenele e Thianne Magalhães realizou um sonho de se casar numa cerimônia com tradução em libras – língua brasileira de sinais no município de Pindaré Mirim. O matrimônio inédito na cidade aconteceu no dia 27 de junho e contou com diversos convidados também deficientes auditivos.

A cerimônia foi celebrada pelo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, padre Ramos na igreja da comunidade do bairro Palmeira. Essa foi a primeira experiência que o padre de Pindaré Mirim teve em celebrar um casamento especial como esse, marcado por muita emoção pelos noivos e pelos convidados.
O casamento foi registrado oficialmente como o primeiro de jovens surdos na Região do Vale do Pindaré, segundo informou uma das intérpretes. A tradução simultânea foi feita por quatro intérpretes que se revezavam para levar ao entendimento de todos toda a cerimônia durante a celebração do casório.
O número de surdos participantes desse momento chamou a atenção e com a tradução em libras, o entendimento foi compreendido de forma fácil tanto pelos deficientes auditivos, quanto para padre e os demais convidados.

_Podemos destacar nessa cerimônia também a valorização e o reconhecimento da língua materna dos surdos (Libras) por ser disseminada e praticada não só na comunidade surda, mas também na comunidade ouvinte. Destacou a intérprete, Lindalva Corrêa.
Os recém – casados usaram as redes sociais para se manifestarem e compartilharem esse momento dito por eles de muita alegria, um sonho realizado.