SANTA INÊS: APROVADO PROJETO DE FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE AQUICULTURA

Dois dias após a realização do lançamento do Plano Safra da Pesca em Santa Inês, os piscicultores receberam uma boa notícia. Na manhã desta segunda-feira (25) a Câmara de Vereadores de Santa Inês aprovou o projeto que cria o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar. Uma sessão extraordinária foi realizada para agilizar a votação, haja vista que o expediente da próxima sexta-feira (29) não será realizado por causa do feriado.
Além de incentivar a produção de peixe em cativeiro, com a viabilização de recursos e treinamentos específicos para os piscicultores, o programa destina de quatro a seis horas de trator para escavação de tanques onde serão colocados os alevinos para posterior engorda e comercialização.
O objetivo do projeto é que a cadeia produtiva a ser formada com base na nova lei, possa gerar renda para as famílias da zona Rural do Município. Todas as ações serão coordenadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura de Santa Inês.
O projeto apresentado pelo Prefeito Ribamar Alves, passou por algumas correções e emendas modificativas, mas acabou sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores. Entre as correções ficou definida a criação do conselho municipal, composto de oito membros, sendo quatro da iniciativa civil e quatro do poder municipal.
Além disso, o comitê gestor Municipal terá a missão de acompanhar e fiscalizar todos os atos inerentes a construção e adequação dos tanques para criação dos peixes. Por outro lado, como forma de incentivo, os produtores receberão da prefeitura municipal cursos profissionalizantes.
Os piscicultores cadastrados, que tiverem frequência mínima de setenta e cinco por cento nos cursos, terão desconto de vinte e cinco por cento nos custos de implantação e adequação do projeto, o beneficio será dado quando o produtor for devolver o dinheiro oriundo do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que será o principal fornecedor de recursos para o projeto.
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *