Sebrae e Prefeitura de Pindaré Mirim inauguram a Sala do Empreendedor do município

Por: William Junior, em 06 /09 /2017, ás17h38

Inaugurada na última segunda-feira (04), em Pindaré Mirim, a Sala do Empreendedor é o espaço que vai contribuir para formalização e capacitação dos comerciantes de pequenos negócios do município.

FOTO 01 (9)

Segundo dados do Portal do Empreendedor, atualmente Pindaré tem 253 Microempreendedores Individuais (MEI’s), 184 microempresas e 07 empresas de pequeno porte, números que devem aumentar com o funcionamento da Sala a partir de agora.

Durante a solenidade, Marcos Andrade, secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo de Pindaré, enfatizou que a perspectiva é legalizar os empreendedores, que, segundo dados do próprio município, 90% atuam na informalidade. Assim como proporcionar capacitação em parceria com o Sebrae, promovendo o desenvolvimento da classe empresarial local.

“Pindaré Mirim é um município com vocação para o turismo. Além do rio, o engenho central é um patrimônio cultural que faz parte da história da região e precisamos preparar os nossos empreendedores para receber bem os visitantes, melhorando a prestação de serviços em bares, lanchonetes, restaurantes e hospedarias entre outros  setores que podem ser beneficiados. Com a sala do empreendedor vamos identificar as demandas e trabalhar para impulsionar o empreendedorismo local”, pontuou o Andrade.

Na solenidade de inauguração da Sala, além da equipe do Sebrae, estiveram presentes a vice prefeita de Pindaré Mirim, Anne Cleide Carcará, secretários municipais, vereadores e empreendedores interessados em conhecer o espaço, que estará funcionando diariamente em horário comercial em um prédio localizado na Rua Santo Antônio s/nº, no Bairro Alto do Bode.  Três Agentes de Desenvolvimento Local, que foram capacitados pelo Sebrae, estão aptos a fazer o atendimento.

Para o gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Wamberg Amaral, a inauguração da Sala é um grande avanço e contribui significativamente para o fortalecimento do empreendedorismo e o crescimento do comércio local.

“O Sebrae vai estreitar a parceria com o município por meio da Sala e trabalhar na formalização dos empreendedores, trazendo também orientação e capacitação para a sustentabilidades dos pequenos comerciantes, o que vai refletir no crescimento da economia de Pindaré”, considera Amaral.

Esta foi a terceira Sala inaugurada na regional de Santa Inês nos últimos quinze dias. Anteriormente entraram em funcionamento os espaços dos municípios de Santa Luzia e Santa Inês.

O estreitamento da parceria do Sebrae junto as prefeituras municipais, em  prol do desenvolvimento de ações voltadas às políticas públicas, faz parte do direcionamento adotado pela diretoria executiva do Sebrae no Maranhão, que por meio do diretor superintendente, João Martins, tem feito as articulações institucionais necessárias para a implementação destas ações, a exemplo da implantação da Sala do Empreendedor.

“Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajudará a ampliar os números de pequenos negócios em Pindaré Mirim, pois o espaço estimula a formalização  e sabemos que as melhores condições de negociação, tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado. Nesse sentido, temos o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, para isso, contamos com as parcerias público-privadas”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão”, João Martins.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

A implantação da Sala do Empreendedor está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e para o Sebrae, é um dos quatro requisitos comprobatórios da implementação da legislação, que objetiva criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.

Como parceiro do município na implantação da Sala, o Sebrae é responsável pela capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Locais (ADL’s) e realização de capacitações.

 

Gilciléa Marques

Unidade de Marketing e Comunicação

Regional do SEBRAE em Santa Inês – Ma

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.