MARANHÃO

Secretaria de Estado da Saúde monitora 280 casos suspeitos do coronavírus em 40 cidades maranhenses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, neste domingo (22), um novo boletim sobre os casos de coronavírus no Maranhão. Segundo o boletim, até o momento apenas dois casos foram confirmados por laboratório e há 280 casos suspeitos sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), em 40 cidades do Estado.

Segundo a SES os dois casos confirmados de infecção por Covid-19 seguem em isolamento domiciliar e apresentam bom quadro de saúde. Os pacientes estão sendo monitoradas pelo CIEVS. Os contactastes próximos também já foram identificados e contatados pelo CIEVS. Todos relatam bom quadro de saúde, sem sintomas gripais.

O CIEVS continuará com o monitoramento dos pacientes, que foram orientados a manter o isolamento domiciliar e relatar imediatamente caso haja mudança de quadro clínico. Àqueles que tiveram contato direto por horas ou dias com os casos confirmados, já iniciaram o protocolo de coleta de exames no Centro de Testagem.

O primeiro caso confirmado do Maranhão apresentou sintomas após retorno de viagem à São Paulo e o segundo teve alteração de quadro após contato com pessoa que esteve na Europa. Tanto o viajante do voo doméstico quanto o internacional entraram, em São Luís, por meio do aeroporto Hugo da Cunha Machado, cuja administração é do Governo Federal.

Ainda segundo a SES, desde o início do monitoramento, a Secretaria já notificou 418 casos de possível infecção por COVID-19, sendo que 87 casos foram descartados por diagnóstico laboratorial e 49 foram excluídos por não atender os critérios de definição de casos suspeitos de COVID-19.

Quando analisados os casos notificados de COVID-19, a razão de sexos aponta 250 (59,8%) casos em mulheres e 168 (40,2%), casos em homens.

O Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante, está recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. O Centro de Testagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. A partir desta segunda (23), o Viva Beira-Mar ganhará um Centro de Testagem para ampliar a capacidade de atendimentos aos possíveis casos suspeitos, seguindo critérios do Ministério da Saúde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar