Secretaria de Saúde de Pindaré Mirim realiza mobilização contra a AIDS

Secretaria de Saúde de Pindaré Mirim realiza mobilização contra a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde de Pindaré-Mirim realizou uma mobilização na manhã do dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Na ação foram oferecidos testes rápidos para o diagnóstico do HIV, preservativos e material educativo à população.

campanha-aids-pindare

Segundo a Coordenadora do Programa DST/AIDS, Ezna Barros da Silva a campanha não apenas informa as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade por causa da doença.

A ação em Pindaré Mirim aconteceu no hospital, delegacia e unidades de Saúde do município com a realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e material informativo sobre práticas seguras para relação sexual.

De acordo com a enfermeira Danielle Millena Ferreira Cabral, a ação é uma intensificação do trabalho que já é realizado todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde e Hospital. O teste pode ser feito em qualquer dia da semana, pois faz parte do atendimento de rotina das unidades de saúde durante todo o ano.

O Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco, pois a sobrevida da pessoa pode aumentar se a doença for descoberta precocemente. Destacando que usar camisinha em todas as relações sexuais ainda é a melhor forma de prevenção do HIV.

No caso de uma exposição sexual é assegurado o acesso à PEP Sexual (Profilaxia Pós-Exposição Sexual). A pessoa exposta deve procurar as unidades de urgência com atendimento 24 horas para atendimento imediato, preferencialmente nas duas primeiras horas ou até no máximo 72 horas.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *