Secretaria de Saúde de Pindaré – Mirim realizou a Campanha contra as Hepatites Virais

Para lembrar o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pindaré-Mirim, através das Coordenações de Vigilância Epidemiológica e Imunização, realizou na manhã desta sexta-feira (9/8) na Avenida Elias Haickel, no centro de Pindaré-Mirim, a campanha contra as Hepatites Virais. Além da imunização, houve distribuições de preservativos e também foram realizados testes rápidos para identificar a doença e divulgação de métodos de prevenção à doença.


De acordo com as enfermeiras Danielle Millena e Ilderlania Maria, a hepatite quase nunca apresenta sintomas. “Infelizmente, a grande maioria das pessoas, são assintomáticas, não sentem nada. É por isso que são realizadas as campanhas para conscientizar a população e também são feitos os testes rápidos. Porque muitas pessoas são portadoras, mas desconhecem porque não sentem nada”.


Os profissionais que atenderam a população repassaram diversas informações, entre elas, foi repassado que há várias formas de se prevenir contra a hepatite, além da imunização. “Para crianças, o governo faz a prevenção através do calendário de imunização. Atualmente, essa vacinação se estendeu para indivíduos de até 49 anos. Nos adultos é importante não compartilhar alicates, ter cuidado com o local onde se faz tatuagem e piercing, usarem camisinha”.

A secretária de Saúde, Kerliana Sena Silva enfatiza que, o objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre como prevenir os perigos das hepatites virais, que são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas.
Hepatites Virais
As hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde, são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. Possuem características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas, além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.
As hepatites virais podem não apresentar sinais e sintomas, porém quando estes aparecem podem ser: febre, vômitos, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjôo/náuseas, perda de apetite, urina escura, icterícia e fezes esbranquiçadas.

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *