SECRETARIA DE SAÚDE DE PINDARÉ REALIZOU OFICINA DE IMPLANTAÇÃO EM TESTE RÁPIDO EM HIV E SÍFILIS

Foi realizada nesta semana uma oficina de implantação em teste rápido em HIV e sífilis em Pindaré – Mirim. Com a finalidade de realizar o diagnóstico precoce de doenças como a sífilis, e o vírus HIV, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu sob organização da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, treinamento para 20 profissionais da atenção básica em teste rápido de HIV/sífilis.

A intenção é capacitar estes profissionais a fim de que possibilite descobrir logo cedo a manifestação desses vírus para que o tratamento tenha uma efetividade maior e promova maior qualidade de vida ao paciente.
O objetivo é tornar mais rápido o diagnóstico e dessa forma aumentar a expectativa de vida do paciente. “Com esse teste, a tendência é encontrarmos um maior número de casos, porque estamos buscando o diagnóstico precoce”, afirmou a enfermeira Danielle Millena Ferreira Cabral (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica).

FIQUE SABENDO

As interações entre a sífilis e o vírus HIV iniciam-se pelo fato de que ambas as doenças são transmitidas principalmente pela via sexual e aumentam sua importância porque lesões genitais ulceradas aumentam o risco de contrair e transmitir o vírus HIV Nos Estados Unidos, análises de estudos sobre a soroprevalência da sífilis em pacientes HIV-positivos encontraram positividade de 27,5% no sexo masculino e de 12,4% no feminino.

A sífilis nos pacientes infectados pelo HIV, não apresenta comportamento oportunista, mas possui características clínicas menos usuais e acometimento do sistema nervoso mais freqüente e precoce.
Na sífilis primária a presença de múltiplos cancros é mais comum, bem como a permanência da lesão de inoculação que pode ser encontrada em conjunto com as lesões da sífilis secundária.
Lesões ostráceas e ulceradas da sífilis maligna precoce foram descritas mais freqüentemente, e também acometimento ocular e oral.

Na maioria dos pacientes infectados com o vírus HIV os testes sorológicos apresentam-se dentro dos padrões encontrados nos pacientes não infectados.

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *