Secretaria de Saúde de Santa Inês convoca população para vacinação

Por: William Junior, em 28 /09 /2017, ás13h55

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, está convocando quem não atualizou o cartão de vacinação a procurarem os postos de Saúde. A campanha nacional de multivacinação terminou na semana passada, mas todas as vacinas oferecidas durante o mutirão e mais algumas de rotina estão disponíveis nos postos de Saúde do Município.

vacinacao contra gripe

São vacinas que protegem contra, pelo menos, 17 doenças e devem ser tomadas por crianças recém-nascidas e adolescentes que ainda não completaram 15 anos. O departamento de imunização do município aproveitou a campanha para conscientizar os pais sobre a necessidade de vacinar meninos e meninas contra o HPV. Vírus que causa o câncer de colo de útero, pênis e garganta.

Segundo a coordenadora de Imunização, Andreia Fontenelle, a procura pela vacina contra o HPV aumentou durante o período da campanha de multivacinação. “A nossa demanda de procura pelo HPV aumentou durante a campanha de multivacinação. Só que ainda está necessitando de mais adolescentes virem tomar porque ainda tem um quantitativo grande de adolescentes e crianças que ainda não tomaram a vacina do HPV e da meningite. Então, esses adolescentes, esses pais desses adolescentes nós pedimos que venham às unidades de Saúde para tomarem essa vacina”, disse.

Foram 11 dias de vacinação. A campanha terminou na última sexta-feira (22). Cinco mil pessoas foram vacinadas na cidade. A campanha foi para chamar a atenção da população para a importância de manter o cartão de vacinação em dia.

A coordenadora pontua que o cartão de vacinação precisa está em dia. “Deve procurar a unidade de Saúde onde já foi vacinado, mas antes disso ter certeza se esse cartão foi realmente perdido e ter cuidado com essa carteira de vacina. Entender que é um documento que não pode ser perdido e tomando vacina a qualquer momento. Mas se realmente perdeu e não tem possibilidade de encontrar que procure a unidade de Saúde onde já havia tomado para se fazer um novo cartão”, finalizou. Do G1 MA

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.