Secretaria de Saúde informa! Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra.



Saiba mais sobre a tuberculose

Embora tenha cura, a tuberculose pode matar quando não é tratada de maneira correta. É uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch, que atinge principalmente os pulmões. A tuberculose é transmitida de forma direta, de pessoa para pessoa, pelo ar. Ao respirar ou tossir, o doente expele as bactérias em pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.

i-font-weight: bold; mso-bidi-theme-font: minor-bidi;”>

Locais fechados e pouco arejados são de maior risco de contagio, assim como para quem possui precárias condições de alimentação, habitação e saúde. Pessoas com HIV também são muito propensas a contrair tuberculose, devido à diminuição das defesas do organismo.

            Preste atenção nos sintomas

            – Tosse com ou sem catarro por três semanas ou mais
            – Dor no peito
            – Cansaço fácil
            – Febre baixa, geralmente à tarde
            – Emagrecimento
            – Falta de apetite
            – Suores noturnos

Como tratar

O tratamento dura no mínimo seis meses e o uso da medicação é diário. É muito importante que o doente não interrompa o tratamento. Se isso acontecer, o paciente volta a transmitir a doença, as bactérias ficam mais fortes e a cura é bem mais difícil. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos e quinze dias após o início do tratamento as pessoas podem levar uma vida normal. Não é necessário agendar consulta médica para iniciar a investigação de tuberculose, basta comparecer à Unidade de Saúde.

Prevenção

A vacina BCG, obrigatória para os bebês menores de um ano, protege crianças e adultos jovens contra as formas mais graves da doença. O sol e a ventilação dos ambientes podem diminuir o risco de transmissão.


O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, a partir de abril, o teste rápido para diagnóstico de tuberculose, que tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas. Cinco estados e o Distrito Federal recebem, a partir desta semana, equipamentos de teste rápido de tuberculose. Até maio, todos os estados brasileiros devem receber os equipamentos, possibilitando a introdução do teste no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda neste primeiro semestre do ano. 

                       Secretaria de Saúde de Pindaré – Mirim e Blog Portal Pindaré

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *