Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações para conter avanço da covid-19 em Monção

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações para conter avanço da covid-19 em Monção

No dia 22 de abril eram apenas oito casos ativos de covid-19 na cidade de Monção. Agora de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira, dia 27, constam 237 casos ativos. 578 moradores estão sendo monitorados pelos profissionais da saúde.

Para conter o avanço da doença do município, a secretaria de saúde tem realizado várias ações e conta com o apoio dos moradores nos cumprimentos das medidas sanitárias.

A secretária de saúde do município, Kerliana Sena e toda a equipe, com o apoio e empenho da prefeita Cláudia Silva, estão juntos buscando todos meios para superarem esse momento difícil vivido pelos monçonenses.

Desde o início da pandemia, a secretaria municipal de saúde vem implementando ações voltadas ao combate e de enfrentamento da mesma. Antes do primeiro caso ser diagnosticado no nosso território municipal essas ações já vinha sendo realizadas, no entanto com o aumento no número de casos houve a necessidade de aprimorar e intensificar essas ações e para isso tivemos que reorganizar nossas equipes, criar um novo ponto de apoio que é o nosso Centro de Testagem, intensificar as ações de educação em saúde através de panfletagens, adesivaços e orientações a população,” disse a secretária de saúde, Kerliana Sena.

A secretária pediu ainda o apoio da população.

Aproveitamos esse momento para pedir mais uma vez a toda a população que nos ajude a enfrentar esse momento através da adoção de medidas simples de segurança e de prevenção em saúde, como a lavagem das mãos, o uso da máscara e o distanciamento social”, disse  Kerliana Sena.

Férias antecipadas

Em razão da pandemia da covid-19, a Prefeitura de Monção, por meio do Decreto de nº 14/2021, antecipou as férias escolares dos professores e demais servidores compreendidos a professores, AOSD e motoristas lotados nas unidades municipais.

De acordo com decreto “é uma forma de não haver uma paralização no meio do ano, quando iniciar as aulas hibridas, garantindo o direito à saúde e redução de risco a doença e de outros agravos.”

Secretaria de saúde alerta

Continuamos pedindo à população que permaneçam com as práticas de proteção, como usar máscara, higienizar as compras ao chegar em casa, descartar as sacolas plásticas e manter o distanciamento social para evitar que o vírus se propague. Essa nova variante está mais forte e fatal. O último óbito inserido no boletim, ocorreu no dia 06/05 com paciente de 75 anos do sexo masculino com comorbidade.

Se houver necessidade em sair, o uso da máscara é OBRIGATÓRIO. Em caso de sintomas gripais, considerados suspeitos do novo coronavírus, procure o Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19.

Barreira sanitária

A secretaria de saúde montou uma barreira sanitária na rodovia que dá acesso à cidade, como uma das medidas de combate a covid-19 no município. A iniciativa tem ganhado força e contribuindo nessa luta contra o coronavírus.

Centro de Triagem

Por conta da grande procura, um Centro de Triagem foi improvisado em uma praça para atender as pessoas que estão com sintomas da covid-19. Já havia um centro de triagem no município e agora são dois a disposição da população.

Panfletagem

A Secretaria de Saúde realizou também uma panfletagem em vários pontos da cidade, para chamar a atenção dos moradores quanto o cumprimento das medidas sanitárias, principalmente o uso da máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento social. Cartazes também foram colados em bares, restaurantes e em vários outros pontos da cidade.

Fiscalizações

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está realizando ações de conscientização em bares, restaurantes e comércio local, para o uso da máscara facial. Mesmo com as recomendações constantes desde o início da pandemia, algumas pessoas continuam sem a peça facial e outras usando-a incorretamente.

As fiscalizações também estão sendo feitas para cumprimento das medidas anunciadas em decretos. A ação continua durante todos os dias, em vários pontos da cidade.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *