Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar realizam fiscalização no Lago Grajaú, em povoado de Pindaré – Mirim

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar realizam fiscalização no Lago Grajaú, em povoado de Pindaré – Mirim

O período de defeso contribui para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros. Na maior parte do Brasil o defeso começa a partir do dia 01 de novembro e se estende até 01 de março. O defeso é uma medida preventiva a fim de garantir a reprodução de espécies nativas.

DSCN7499

Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

DSCN7519

Em Pindaré – Mirim, a secretaria municipal de meio ambiente vêm trabalhando para coibir está prática abusiva. O município tem um dos maiores berçários de peixes que é o Lago do Grajaú e a secretaria preocupada com a situação vem realizando várias palestras educativas no povoado Areias sobre a importância de preservar as espécies nesse período de reprodução.

O secretário de Meio Ambiente, Benedito Castro esteve em loco na tarde de segunda – feira (02) no lago e constatou um grande número de pessoas na comunidade capturando os peixes que estão aptos a desova.

_ Essa prática com certeza irá trazer grandes prejuízos ao rio Pindaré em especial a comunidade do povoado Areias que vive da pesca. Disse o secretário.

A ação contou com o apoio da Policia Militar. A secretaria recebeu denúncias que existem um grande número de pessoas de outros municípios da região que estão capturando as espécies nativas e levando para criar em cativeiros.

O secretário afirmou que assim que identificar essas pessoas, serão tomadas as medidas cabíveis, como a apreensão do veículo e responsabilizá – las criminalmente.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *