Seminário marca o encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – 2015, em Pindaré

Seminário marca o encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – 2015, em Pindaré

Com o tema “O resgate da infância e o uso da interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização”, a secretaria municipal de educação de Pindaré Mirim, por meio da coordenação local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizou na manhã desta quarta – feira (18) o seminário de encerramento do pacto de 2015.

pnaic 02

O seminário contou com a presença dos orientadores de estudos: Gilza Maria, Ingride de Castro, Iraci dos Santos, Leonilda Cruz e Túnia Maria, além do coordenador local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Marcos Antônio, professores alfabetizadores, gestores e representantes da comunidade em geral.

leitura

Os objetivos do seminário foram, dentre outros, fomentar as discussões à cerca dos temas estudados ao longo de 2015 e a apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos nesse período em estandes montados por cada turma de professores.

inclusao

“Todos os orientadores de estudos estão junto com os professores alfabetizadores fazendo a mostragem das temáticas desenvolvidas em sala de aula durante o ano de 2015 e expondo para a comunidade, alunos e demais professores.” Destacou o coordenador do PNAIC, Marcos Antônio.

brinquedos

Participaram do seminário os 150 professores alfabetizadores que fizeram parte do PNAIC em 2015 que apresentaram as atividades com temas voltados para as disciplinas de matemática, português, ciências, brincadeiras, inclusão com todos os materiais manipuláveis e não manipuláveis produzidos pelos professores.

pnaic

“Todos os instrumentos produzidos os professores trabalham em sala de aula para garantir a aprendizagem significativa para os alunos, então o que é diferenciado no ciclo de alfabetização são os tipos de estratégias e atividades que o professor leva para a sala de aula, que é trabalhando o múltiplo.” Disse a orientadora de estudo, Iraci dos Santos.

O PNAIC ajuda na construção interdisciplinar. Ele leva nova descobertas, os professores se redescobrem, aprendem novas estratégias para trabalhar em sala de aula. O PNAIC veio para somar, para fazer de um aluno passivo, um aluno ativo, dentre outros.” Finalizou o coordenador local do PNAIC.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *