Sequência de incêndios em Santa Inês chama atenção para a falta do Corpo de Bombeiros no município

Sequência de incêndios em Santa Inês chama atenção para a falta do Corpo de Bombeiros no município

Mais um incêndio de grandes proporções foi registrado em Santa Inês. Desta vez, destruiu em poucos minutos, uma loja comercial no centro da cidade. Esta não foi nem a primeira, e nem segunda loja a ser consumida pelo fogo em Santa Inês. Volta e meia a cidade se depara com esses tipo de tragédia.

incendio santa ines

 

O incêndio da loja de materiais de corte e costura (aviamentos) começou por volta das 20h, momento em que populares que passavam em frente dela e vizinhos, notaram fumaça e chamas saindo do portão da frente e do telhado.Rapidamente, o fogo começou a consumir grande quantidade de material de papel, plástico e outros materiais inflamáveis que estavam expostos nas prateleiras ou estocados.

As labaredas se alastraram pelo depósito e enormes “línguas de fogo”  puderam ser avistadas de longe, o que atraiu uma grande multidão para o local.Populares procuraram por socorro e se uniram a voluntários e curiosos que apareciam no local para tentar controlar o fogo, que aumentava cada vez mais, devido o material que estava queimando ser de alta combustão.

Acionadas, equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Inês e da SAESI  iniciaram uma operação emergencial, contando com a participação de voluntários e o sistema de hidrômetro do Armazém Paraíba, e deram início ainda que de forma  descoordenada  ao trabalho para tentar controlar o fogo. Apesar do grande esforço, todo o material foi destruído, dando um prejuízo ainda não calculado para os proprietários.Ainda não se sabe o que ocasionou o incêndio.

A princípio falava-se que tudo poderia ter partido de  um curto circuito na energia da loja. O Corpo de Bombeiros de Bacabal mais uma vez foi acionado, chegando à cidade por volta das 21h. A Polícia Civil em São Luís foi informada e uma equipe de peritos será encaminhada para Santa Inês na próxima quarta-feira,  para descobrir as causas do incêndio. A dona do prédio informou ontem à tarde para a reportagem do AGORA, que foi por volta das sete da noite que incêndio teria começado. Ela disse ainda que as portas foram arrombadas para que se tivesse acesso  dentro da loja para tentar debelar o fogo.
OUTROS INCÊNDIOS:

Infelizmente este não foi o primeiro incêndio de grandes proporções registrado em Santa Inês. O penúltimo incêndio ocorreu  no dia 17 deste mesmo mês de outubro na área externa do Fórum de Santa Inês, onde foram queimados cerca de uma dezena de carros que estavam lá apreendidos.

No dia 05 de outubro, um incêndio destruiu parte de uma casa no residencial Sol Nascente. Em agosto de 2014, uma sala de aula em uma escola particular também teve inicio de incêndio. Já em 2013, um depósito de reciclagem no terreno baldio localizado na Rua Custódio de Melo, no bairro Santo Antônio também entrou em chamas.

No ano de 2012, a loja Real Magazine localizada na Rua do Comércio também  teve destruído totalmente o piso superior e tudo o que nele se encontrava, e a loja teve que ser toda reformada, o que causou um prejuízo de mais de meio milhão de reais. No ano anterior, um armazém de atacados e varejos foi completamente destruído na Avenida Laranjeiras.

No dia 24 de setembro de  2013, uma residência localizada na Rua da Raposa, no centro da cidade, também foi destruída pelo fogo. Em nenhum desses incêndios, o Corpo de Bombeiros chegou a tempo de debelar o fogo e evitar os prejuízos.

CORPO DE BOMBEIROS

Há casos frequentes de incêndios acontecendo na cidade e não existe uma unidade do Corpo de Bombeiros para atender a população. Diversos segmentos da sociedade expressaram com muita veemência suas opiniões acerca do assunto, e cobram a instalação urgente do Corpo de Bombeiros em Santa Inês, o que poderá evitar tragédias de proporções ainda maiores.

O posicionamento da sociedade civil organizada é válido e essa luta já é travada na esfera política administrativa. O município já disponibilizou um terreno para a construção da unidade dos bombeiros, e até já foi iniciada a construção da mesma,  mas as obras seguem lentamente e a previsão para finalização da obra é  apenas para  junho de 2016, caso isso se concretize verdadeiramente.

Do Jornal Agora Santa Inês

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *