Sindicatos dos bancários decidem encerrar greve na maior parte do país

Os bancários aprovaram o fim da greve na maior parte do país nesta sexta-feira (11), após 23 dias de paralisação. A proposta dos bancos foi levada às assembleias dos sindicatos locais.



Com isso, as agências dos estados que aprovaram a proposta (confira abaixo) reabrem normalmente a partir de segunda-feira (14).

Na madrugada desta sexta, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para encerrar a paralisação.

Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.
Rejeitaram

– Rio Grande do Sul
– Maranhão
– Florianópolis, Blumenau e Itajaí
Os bancários das regiões que não aprovaram a proposta farão nova assembleia na segunda, analisando as mesmas condições, já que a maior parte dos bancários aprovou.

Assembleias na segunda
– Acre
– Brasília
– Pará
– Guarulhos

Fim da greve aprovado
– Alagoas
– Amapá – com exceção da CEF
– Amazonas

No Amazonas, os bancários aceitaram a proposta, exceto no Banco da Amazônia, onde a paralisação continua.

– Bahia
– Ceará
– Goiás
– Mato Grosso
– Mato Grosso do Sul
– Minas Gerais

No sul de Minas Gerais, a proposta foi aceita e os bancos privados já foram reabertos. Os bancos estatais devem reabrir na segunda-feira. Em Uberlândia, as agências já funcionaram normalmente nesta sexta-feira. Em Uberaba, o fim da greve foi aprovado nesta sexta.

– Paraná
– Pernambuco
– Piauí
– Rio de Janeiro

Na região serrana e no sul do Rio de Janeiro, uma assembleia aprovou a proposta na manhã desta sexta, e parte das agências reabriram.

– Rio Grande do Norte
– Rondônia
– Roraima
– São Paulo

As agências já foram reabertas em algumas cidades como Taubaté e São Carlos.
– Sergipe
– Tocantins

Do G1
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *