Situação da ‘Escola Jerusa’ foi tema de reunião em São Luís

Situação da ‘Escola Jerusa’ foi tema de reunião em São Luís

Na manhã desta sexta-feira, 23, uma reunião foi realizada, na Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, para tratar da situação do Centro de Ensino Jerusa da Silva Rabelo, localizado no município de Pindaré-Mirim.

reuniao-mp-estado

Segundo informações do promotor de justiça Cláudio Borges dos Santos, que solicitou o encontro, a unidade escolar está funcionando em condições precárias.

jerusa

Na reunião, o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, afirmou que a equipe da secretaria fará uma visita ao local, no mês de outubro, após as eleições, para avaliar o estado da unidade e conversar com a comunidade escolar.

Felipe Camarão informou também que, possivelmente, a reforma da escola será agendada para o mês de novembro deste ano, integrando o Programa Escola Digna. “Temos que adequar o cronograma de obras para não comprometer o calendário escolar”, completou.

Cláudio Borges, que é titular da Promotoria de Pindaré-Mirim, agradeceu a atenção do secretário e a disposição em resolver o problema e acrescentou que o Ministério Público vai acompanhar todos os procedimentos a serem adotados para a solução da demanda.  “A situação da escola é preocupante e temos que ter muito cuidado para não prejudicar os alunos”, ressaltou.

O procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa, participou da reunião e destacou a vantagem do diálogo em relação ao caminho burocrático para a solução mais célere dos problemas. “Havendo vontade dos gestores em resolver as questões a sociedade será sempre beneficiada”, comentou.

Também acompanharam o encontro os secretários-adjuntos da Seduc Anderson Lindoso (de Suporte ao Sistema Educacional) e Daniel Carvalho (de Assuntos Jurídicos).

GOVERNO GARANTE REFORMA

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (23), na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, anunciou a reforma do Centro de Ensino Jerusa da Silva Rabelo, localizado no município de Pindaré. A reforma beneficiará aproximadamente 500 alunos que atualmente estudam na unidade. A escola será reconstruída por meio do programa ‘Escola Digna’, em sua próxima fase de execução.

Secretário Felipe Camarão e adjuntos da Seduc durante reunião com representantes do Ministério Público do Maranhã. (Foto: Lauro Vasconcelos)

De acordo com o secretário, a unidade integra a relação de escolas que será reconstruída pelo Programa ‘Escola Digna’, que tem previsão de início da próxima fase em novembro deste ano. “Quando a atual gestão assumiu não se tinha conhecimento sobre a realidade de muitas áreas, a exemplo a educação. Ao longo destes meses, estamos trabalhando no levantamento para conhecer a realidade das escolas que temos nos 217 municípios maranhenses”, destacou Felipe Camarão.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Francisco das Chagas Barros de Sousa, ressaltou o diálogo como uma forma de estreitar as relações institucionais e encaminhar soluções para a sociedade. “O Ministério Público tem buscado, por meio deste diálogo aberto com as gestões públicas, encontrar as soluções pertinentes para nossa sociedade”, afirmou.

“Já vínhamos mantendo contato com o secretário sobre a situação da escola e esta reunião só veio concretizar tudo que foi conversado anteriormente. A escola entrará no cronograma de reformas do Estado e essa questão estrutural será solucionada, garantindo à população de Pindaré, aos alunos especificamente, melhores condições possíveis para o ensino”, ressaltou o promotor de Justiça da comarca de Pindaré-Mirim, Claudio Borges dos Santos.

 

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *