Unidade do Sebrae em Santa Inês completa 20 anos

Neste mês de setembro, a Unidade do Sebrae em Santa Inês completa duas décadas  de trabalho voltado para o empreendedorismo, atendendo 36 municípios nas regiões da Baixada Ocidental, Alto Turi, Gurupi e Vale do Pindaré.
Da proposta inicial do serviço, há vinte anos, em apoiar o comércio varejista e a prestação de serviço através da promoção de cursos, palestras, capacitações e consultorias, a missão foi expandida ao longo do tempo e a unidade passou a atender também a área rural, estendendo o foco para o agronegócio. Vários projetos foram desenvolvidos nos últimos anos nesta área, com destaque para a Apicultura no Alto Turi; a Piscicultura na Região dos Lagos; e a Horticultura e a Fruticultura, presentes em diversos municípios.
Para o gestor da carteira de projetos do Sebrae no Território da Cidadania do Alto Turi e Gurupi, os resultados são bem significativos. “O trabalho de inclusão produtiva realizado nesta região do estado, que registra um baixo IDH, tem permitido que as pessoas tenham uma ocupação que gere renda e efetive melhorias em atividades já existentes, o que tem contribuído diretamente para dinamizar a economia local” diz Adalberto Fraga.
Durante todo o mês, está programada uma série de atividades para promover a instituição e as ações realizadas pelo Sebrae. Além da distribuição de panfletos, exposição de faixas e banners em pontos estratégicos da cidade, está previsto uma palestra para reunir a classe empresarial e a imprensa, um momento para divulgar e fazer um balanço do trabalho realizado na região.
Ainda como parte das comemorações festivas, a cidade de Viana – que também é atendida pela unidade – receberá a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), no período de 09 a 13 deste mês, com a previsão de capacitar mais de 300 pessoas em uma semana.
A Feira de Arte e Cultura de Newton Belo, que acontece de 20 a 22 de setembro e a Feira da Beleza de Santa Inês, que será realizado entre 23 e 24, também são eventos apoiados pelo Sebrae, e contarão com equipes da regional de Santa Inês participando ativamente da programação, prestando orientações e informações para os comerciantes de pequenos negócios que se interessarem em formalizar-se.
O seminário Empretec é outra ação prevista para acontecer, dessa vez no município de Santa Luzia do Paruá. As entrevistas para os empreendedores que queiram participar começam na segunda quinzena de setembro. 
De acordo com o gerente do Sebrae Santa Inês, Aluízio Muniz – que está a frente da Unidade deste a sua implantação em 1993 – esse é o momento de celebrar o desempenho positivo, “São muitos resultados significativos obtidos ao longo dos anos, trazendo inclusão, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade dos pequenos negócios nos municípios atendidos pelo Sebrae”, analisa.

Muniz destaca ainda que sempre foi fundamental a parceria do Sebrae com instituições de classe  como a Associação Comercial, a Câmara dos Dirigentes Lojistas, assim como as prefeituras dos municípios. “Os resultados obtidos por esta unidade tiveram contribuição decisiva a partir de ações realizadas em conjunto com os parceiros”, enfatizou.
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *