Vídeos mostram como foi a grande apresentação da Companhia Folclórica Pnuk Puraneté

Vídeos mostram como foi a grande apresentação da Companhia Folclórica Pnuk Puraneté

As apresentações folclóricas se espalham por diversos arraiais em Pindaré Mirim e na noite de domingo (26), foi a vez da Companhia Folclórica Pnuk Puraneté mostrar todo o encanto através da dança que encantou o público presente.

O Portal Pindaré traz dois vídeos que mostra um trecho da brilhante apresentação da Dança Indígena Pnuk Puraneté.

 

VÍDEO I

 

VÍDEO II

 

 

A DANÇA

A Primeira Federação e Companhia Folclórica intitulada ‘Pnuk Puraneté’ de Pindaré Mirim foi criada em 1998, no meio educacional, sendo apresentada pela estudante da Escola Nossa Senhora Aparecida (CENSA), a Alana Cristina para a professora Kathia Fernandes. Desde então surgiu a primeira dança indígena de Pindaré Mirim e que mais tarde se tornaria uma referência da cultura do município.

Arquivo

As suas indumentárias e músicas são inspiradas nos bois bumbais (caprichoso e garantido). No ano de 1999 houve uma reformulação em todo contexto da dança, através de um extenso trabalho de pesquisa realizado pelo autor e compositor Jojoh Fersan, junto a Funai e as aldeias indígenas Guajajaras, Urubucapó, Capote e alguns remanescentes dos Timbiras, além das lendas e causos populares da cidade, enritimadas aos sons dos tambores africanos e indígenas e os sotaques do bumba meu boi e do boi bumbar .

Arquivo

Desde então, surgiu a primeira federação e companhia folclórica ‘Pnuk Puraneté’, que no dialeto guajajara significa ‘Dança Bela’.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *