Em entrevista exclusiva ao Jornal do Vale e o Portal Pindaré, Secretário de Estado da Educação anuncia que é pré-candidato a deputado federal

Em entrevista exclusiva ao Jornal do Vale e o Portal Pindaré, Secretário de Estado da Educação anuncia que é pré-candidato a deputado federal

Em uma entrevista exclusiva ao Jornal do Vale e ao Portal Pindaré, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão destacou as melhorias e os avanços no Maranhão nos últimos anos, destacou a vacinação dos trabalhadores da educação, opinou sobre o retorno as aulas, anunciou que vai disputar as eleições em 2022 e parabenizou todos os trabalhadores nesse dia especial.

Jornal do Vale – Com o andamento da vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores da educação, a SEDUC já estuda a possibilidade de retomar com as aulas presenciais em todo o Estado?

As atividades escolares nunca pararam, mesmo de forma remota. Mantivemos o calendário escolar com o objetivo de minimizar a falta do ensino presencial e preservar a saúde de toda a comunidade escolar. Com a vacinação, nosso planejamento é que possamos retornar com o modelo de ensino híbrido logo no segundo semestre letivo.

Jornal do Vale – O retorno das aulas presenciais é um assunto muito discutido atualmente, por conta do início da vacinação dos profissionais da educação. Muitos educadores querem que os alunos também sejam imunizados para que possam voltar as aulas presenciais de forma mais segura. Qual o posicionamento da Seduc quanto a isso?

O Maranhão segue o Plano Nacional de Vacinação que determina os públicos prioritários e período da imunização de cada grupo, com a gestão da Secretaria de Estado da Saúde. Nosso desejo é que todos sejam vacinados, mas, nesse momento, estão sendo imunizados os profissionais da escola, o que consideramos uma conquista e uma chama de esperança para a educação, que tem sofrido com os impactos da pandemia.

Jornal do Vale – Qual o avanço da educação do Maranhão nos últimos anos?

Tivemos inúmeros avanços, alguns diria até que são históricos como ampliação da jornada para 40 horas e unificação matrículas dos docentes, as remunerações dos professores, que hoje estão entre as melhores do país, concursos, as Escolas Dignas presentes em todo o Maranhão como resultado do maior programa de investimentos em educação já visto na história, a ações de gestão da aprendizagem que fizeram o IDEB do Maranhão dar um salto em 2015, 2017 e 2019, a criação da rede de ensino integral do estado com unidades de educação em tempo integral em todas as regiões desse estado, o primeiro sistema de avaliação da aprendizagem estadual e regime de colaboração com todos os municípios para apoio às redes municipais que vão desde o transporte escolar, com 139 veículos entregues até a construção e reforma da prédios escolares e outras inúmeras ações que fazem da Educação do Maranhão referência, hoje, para todo o país.

Jornal do Vale – Quais os benefícios para a Região do Vale do Pindaré trazidos pela Seduc?

Desde que assumi a pasta da Educação, já inauguramos Escolas Dignas em todos os municípios dessa região importante para o desenvolvimento do Maranhão, isso incluindo construção de escolas em substituição a estruturas de inadequadas de taipa, escolas em tempo integral, unidades plenas e vocacionais do IEMA, doações de ônibus escolares para os municípios, formação técnico-pedagógica para as redes municipais de ensino, revitalização das bibliotecas faróis do saber, distribuição de kits pedagógicos, uniformes para todos os estudantes das escolas da rede estadual, entre outras incontáveis.

Jornal do Vale – Você pretende ser candidato a deputado federal nas eleições de 2022?

Hoje sou o gestor há mais tempo na pasta da Educação do Maranhão, com mais de cinco anos no cargo, e comemoro com minha equipe cada conquista e resultado desse trabalho que temos feito na educação. Meu objetivo é fazer muito mais do que já fiz nesses anos por aqueles que mais precisam em nosso estado, portanto, coloquei meu nome à disposição para a disputa eleitoral de 2022, e meu plano é concorrer a uma das vagas da câmara federal. Mas por enquanto, sigo empenhado e focado no meu trabalho como secretário de Educação.

Jornal do Vale – Hoje, 1° de maio, é dia do trabalho. Qual a mensagem você deixa a todos os profissionais, principalmente os da área da educação?

Sou trabalhador desde os 16 anos de idade e já exerci diversas funções. E sempre identifiquei no trabalho uma forma de dignificar o homem e a oportunidade para servir o outro. Assim, nesse dia, desejo a todos os trabalhadores brasileiros uma renovação de forças e que continuem, sobretudo na educação, exercendo suas funções com honra e gratidão, pois a força e o desenvolvimento da nossa nação e do nosso estado passa por todos nós, trabalhadores.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *