Cultura é a mãe! – Por Jojoh Fersan

Por: William Junior, em 14 /05 /2017, ás09h32

CULTURA É A MÃE!

Colunista Jojoh Fersan

Por Jojoh Fersan  14.05.2017

 

Tem festas pra mãe, tem presentes pra mãe, tem mensagens  pra mãe, tem o dia das mães, tem cuidado de mãe pra mãe, tem música pra mãe, música é cultura, então, tem cultura pra mãe. Tem? A nossa cultura é órfã, de pai e de mãe, mãe órfã de filhos órfãos!

A nossa identidade de perde, com a perda da nossa mãe cultura! Mas o que é a cultura daqui? Está no colo de quem, a nossa cultura? Quem entoa toadas de ninar pra nossa história? Que mãe afável  e carinhosa é essa? Que mãe abandona os seus filhos culturais? Somos órfãos de mãe viva, que nos foi tirada pela ignorância da ilusão da satisfação instantânea de produtos que não agregam valores.

Hoje é errado chamar essa representação institucional e imaterial, de Mãe da identidade, da vida de uma sociedade que não sonha mais com o seu passado! A cultura é mãe de sonhos e fantasias de um legado que foi passado de geração em geração, mas que não mais deslumbra quem a consome, porque já vem com a cara de outros.

Respeito com uma história que dignifica e imprime os modos e costumes de um povo, de uma comunidade, é valorizar quem o representa! Ignorar ou desmerecer essas marcas culturais é um mecanismo estúpido e prepotente com o seu próprio futuro.

O retrato da memória que não se preserva e/ou não se revela, é a omissão consciente das características que sintetizam toda a odisseia da formação de uma sociedade.

Cultura é mãe, do preto, do índio, do branco, da dor, da cor, de cor, vermelho, branco, azul, amarelo, verde, das cores de Frida Kahlo, das cores de Tarsila do Amaral, das cores de Carlos Alberto Costa, de Vildomar Moraes, das cores de maio. Cultura é mãe do que se come, do que se bebe, do que se fuma, do que se abraça! Cultura é a mãe do que se ouve, do que se ganha, do que se apanha, do que se transa! Cultura é mãe do que se pensa, cultura é a mãe! Cultura é a Mãe! Respeite sua mãe, valorize-a! Cultura é o que te mostra e o que te custa! Cultura é o que te dar valor, e por isso deve ser tratada com o devido valor?

 

Ei Sra. Cultura!  O que?  Cultura é a Mãe!  CULTURA É A MÃE!

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.