Em visita a Santa Inês, Ministro da Educação fala sobre ENEM, aulas presenciais e o presidente Jair Bolsonaro

Em visita a Santa Inês, Ministro da Educação fala sobre ENEM, aulas presenciais e o presidente Jair Bolsonaro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro visitou na manhã deste sábado, dia 15, o novo bloco do IFMA Campus Santa Inês. Uma solenidade marcou a presença do ministro que veio acompanhado do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes.

Em seu discurso, Milton Ribeiro falou sobre vários assuntos que o Portal Pindaré destaca abaixo:

ENEM 2021

A questão do Enem desse ano iria ser no meio do pico da Pandemia, vocês viram e acompanharam que eu não abrir mão de transferir a esperança dos jovens que haviam estudado o ano todo e é uma questão opcional quem não quisesse ir ou quem pudesse ia só observando todos os protocolos de segurança e nós tivemos a maior vazão, mas fizemos agora no início do ano, que era o de 2020. Agora nós temos o de 2021 que está agendado para, dois meses, nós estamos estudando de acordo com a incidência da pandemia nós vamos fazer ou em outubro ou em novembro.”

A EDUCAÇÃO DO BRASIL

O Brasil está cheio de bacharéis com diplomas na parede, mas não tem emprego, porque a gente tem falta de técnicos, gente boa, preparada, para poder corresponder a demanda do país. […] Tem muito doutor por aí, a gente precisa de gente que faz e gente que faz geralmente não é o doutor, é o técnico e que esse Instituto de Santa Inês seja de boa formação e de bons técnicos, para que tenhamos num futuro próximo boas notícias.

A VISITA A SANTA INÊS

Eu agora posso dizer que estive em Santa Inês, eu sei a realidade, eu conheço a realidade de Santa Inês. Aquilo que puder fazer para ajudar o campus, pode contar conosco. A gente precisa mesmo é entrar no interior do Brasil, ajudar as pessoas.

DESVIO DE VERBAS

Nós não vamos da trégua mais, o que depender de mim, vou falar uma palavra forte, pra prefeito safado que rouba merenda, que rouba livro, que rouba obra, chega o Brasil não aguenta mais isso. Eu em 10 meses mandei 368 prefeituras para o Tribunal de Contas e eu levei a lista para o presidente e pensei que ele iria tirar um ou outro porque é um amigo ou do partido e ele mandou todo mundo.”

BOLSA FAMÍLIA

Nós queremos um Brasil sério, nada de deixar todo mundo miserável para distribuir cestas básicas, nenhum pai ou nenhuma mãe quer receber cartão do Bolsa Família se ele puder ter um emprego digno, ele deixa pra outra pessoa. Ninguém se alegra por ter que receber ajuda de governo se tiver uma condição, uma oportunidade de vida e o instituto é que vai preparar alguém para trabalhar e receber com dignidade e poder até ajudar os outros e é isto que estamos fazendo, o Brasil agora é diferente. Todo dia eu ordeno, eu autorizo, o gasto de R$ 480 milhões.”

AULAS PRESENCIAIS

Em março desse ano já fiz o documento dirigindo um retorno para Primeiro de Março aí vem a ascendência da pandemia e nós tivemos que adiar porque MEC ele não tem jurisdição sobre as escolas municipais, estaduais o contrário, nós vemos aí e estamos acompanhando o STF que quem diz o que se abre ou fecha são os prefeitos e governadores, então nós fizemos a comissão, protocolos de segurança pelas escolas, distribuição de dinheiro, muito dinheiro, o MEC distribuiu muito dinheiro para capacitar cerca de 19 mil escolas públicas de Educação Básica aproximadamente no Brasil. O país que tem 48 milhões de alunos e educação básica, então queremos que volte mas a realidade do Norte é diferente do Sul, do Leste e do Oeste. Então depende da avaliação de cada gestor, cada diretor, cada reitor. E nós vamos vencer com a vacinação em massa no Brasil e o Brasil está sendo um dos grandes protagonistas da vacinação em massa e nossa vida voltará à normalidade.

CORTE NA EDUCAÇÃO/AUXÍLIO EMERGENCIAL

Em conversa com o presidente o Ministro disse que foi questionado. “Entre suspender um projeto de pesquisa, entre suspender o projeto de ampliação e colocar comida no prato de um brasileiro que está morrendo de fome o que você quer que eu escolha(através do auxílio emergencial)? E eu fiquei calado e tem muita gente no Brasil que se não fosse o auxílio emergencial estaria passando fome e sei que tem gente malandra também que eu sei, mas esses vão dá conta diante de Deus. Dos 3 bilhões que haviam de corte nas universidades, 2 já foram recompostos, falta 1 bilhão. Podem contar comigo, com meu esforço. Vocês podem ir pra casa e dizer o seguinte: meu presidente pode ser homofóbico, ser machista, mas corrupto e ladrão, como foram alguns, ele não é.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *