Missa festiva encerra o Jubileu das Santas Missões Populares na Paróquia Santa Inês

Missa festiva encerra o Jubileu das Santas Missões Populares na Paróquia Santa Inês

“Este é o caminho que nós caminhamos incansavelmente”, disse Padre Ivo José Ritter, Vigário Paroquial, ao recordar a trajetória das Santas Missões Populares (SMP), durante sua mensagem aos fiéis presentes no largo da Igreja Matriz, na noite do último domingo, 24, na celebração de encerramento da Grande Semana Missionária, que aconteceu de 15 a 24 de julho, na Paróquia Santa Inês.

santas missoes santa ines

Conforme a coordenação paroquial, os horários de missas no domingo na Igreja Matriz foram alterados em virtude da programação de encerramento. A celebração teve início às 18h30 e contou com a participação das comunidades, setores missionários e paróquias de outras localidades: Paróquia Nossa Senhora das Dores – Diocese de Brejo, Paróquia Santa Paulina – Arquidiocese de São Luís e Paróquia São Pedro Apóstolo – Diocese de Viana.

santa missoes santa ines

O jubileu das Santas Missões Populares – SMP, aconteceu em comemoração aos 10 anos de experiências das missões na Paróquia, que teve início em julho de 2006, período em que os missionários assumiram o compromisso de celebrar todos os anos os “Aniversários das SMP” em memória a primeira Grande Semana Missionária.

“Houve uma grande mudança em nossa paróquia e nossas comunidades. Quando iniciamos o processo das Santas Missões Populares, os nossos animadores de comunidades e agentes pastorais, não tinham muita formação missionária. Hoje, eles já estão preparados e já desenvolvem um grande trabalho com as famílias da comunidade”, disse Marli da Conceição Coelho (44), Coordenadora Paroquial das Missões.

Segundo com a coordenadora, a Paróquia Santa Inês serve como modelo para outras paróquias da Diocese e até mesmo do Regional, por estar em processo de missão permanente.

ORIGEM

As Santas Missões Populares, surgiu nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi idealizado pelo Padre Luis Mosconi e teve início no Estado do Pará no ano de 1989, a partir de reuniões entre agendes pastorais e animadores de comunidades em cursos de formação ou em casa dos próprios animadores de comunidades, devido as mazelas que a sociedade vinha sofrendo, os desafios e as perspectivas de vida. Em novembro de 1991 aconteceu a primeira Grande Semana Missionária. Em 1993, com a ajuda da Ir. Dorothy Stang, foi realizado as Santas Missões Populares na área da Transamazônica – Anapu.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Santas Missões Populares é um trabalho que mantém a essência da missionariedade da igreja porque vem das bases, não é imposta e com elas a igreja está sempre em estado permanente de missão.De acordo com Pároco da Matriz, Padre José Marinho Sobrinho, “as Santas Missões Populares, é um jeito novo jeito de ser igreja, uma espiritualidade própria de evangelizar, com o caráter e a participação dos leigos e dos meios populares. O carro chefe da Paróquia são as Santas Missões. Elas impulsionam o missionário que age nas diversas pastorais e movimentos. O peculiar da missão é essa motivação, essa identificação com o mandato de Jesus: Ide por todo mundo e evangelizai”, disse.

Fonte: Pascom Imaculada Conceição / Nova Santa Inês.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *