Santa Inês completa hoje 53 anos de emancipação política

Santa Inês completa hoje 53 anos de emancipação política

A cidade de Santa Inês completa hoje, dia 14 de março, 53 anos de emancipação política. Um município que tem muito a crescer.

Neste dia mais que especial, as festividades começaram bem cedo com alvorada, missa e hasteamento das bandeiras. A programação segue com eventos esportivos durante todo o dia e a noite os shows musicais no Parque da Raposa.

História

A formação do povoado teve início quando, na localidade Ponta de Linha, onde hoje se localiza a Cidade, desenvolveu-se uma Fazenda para explorar a monocultura da cana-de-açúcar, a fim de abastecer o “Engenho Central”, no município de Pindaré-Mirim.

O apogeu, do referido “Engenho Central”, foi tanto que se construiu uma linha férrea para facilitar o escoamento da produção de Ponta de Linha. Entretanto, o progresso teve pequena duração, pois, em 1915, iniciou-se a decadência do Engenho e, com ela, a estagnação do povoado, o que obrigou os moradores a iniciarem outros cultivos como: arroz, milho, algodão, etc, quebrando o vínculo comercial com Pindaré-Mirim, passando, assim, a ter comercialização própria.

De 1915 até a criação do município, em 1966, formara-se grupos de pessoas que lutaram com afinco para desenvolver o lugar, objetivando alcançar sua emancipação.

A área integrante do atual município foi desmembrada de Pindaré-Mirim.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *