Saúde Pública de Santa Inês possui pela primeira vez mamógrafo para população

Por: William Junior, em 18 /10 /2019, ás11h01

A Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria de Saúde, vem ampliando suas ações de promoção e prevenção de doenças. Neste sentido, o município adquiriu o primeiro equipamento de mamografia digital público da região, visando à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama.

mamografo

Fazendo parte do mês “Outubro Rosa” A solenidade de entrega aconteceu na manhã da última terça-feira, 15, no Centro de Diagnóstico e Imagens/ Laboratório Central, localizada na Rua Santo Antônio. Com o novo aparelho, o município realizará cerca de 400 exames em um mês.

Estiveram presentes além da gestora, os vereadores Antônio Silva, Maria da Paz e Raimundo Alves (Filho da Farmácia) , a gestora regional de educação, Maria Zuíla, secretários, o conselho municipal de saúde, representando o corpo de bombeiros, Felipe Costa, guarda municipal, servidores e população. O mamógrafo possui alta resolução, maior definição e a compressão na mama é reduzida pelo maquinário ser mais sensível à captação das imagens. Este é o primeiro mamógrafo público da região. Mulheres eram encaminhadas para São Luís para realizar esse tipo de exame, o que será extinto a partir de agora. Desde antes do início do mandato, a prefeita Vianey Bringel se comprometeu com a população a fazer melhorias e benefícios para o município, o que vem se concretizando a cada dia.

No Centro de Diagnóstico e Imagens, além do novo mamógrafo, funciona desde o início de seu mandato, Exames laboratoriais (fezes, urina e sangue), eletrocardiograma, ultrassonografia e raio-x. Para Dra. Vianey Bringel, “a aquisição dos mamógrafos possibilitará o atendimento de toda a demanda da rede municipal por exames de mama, contando com mais agilidade e assistência no processo diagnóstico”.

Na solenidade, a Sra Maria das Graças, moradora do Bairro da Palmeira, foi a primeira mulher a realizar o exame e se diz feliz já que havia algum tempo que esperava fazer o exame. “Esta é a primeira vez que faço o exame de mamografia na rede pública e estou impressionada com a rapidez de todo o processo e me sinto feliz e agradecida por conseguir fazer na minha cidade. Somos contemplados por ter o primeiro da região. Agradeço o empenho da Dra. Vianey em está sempre buscando o melhor para a gente”, disse, acrescentando que a mulher não deve ter vergonha de buscar informações, pois a demora pode custar a vida.

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam e os impactos da doença são minimizados

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.