SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTA INÊS REALIZA CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE E VERMINOSES

A Secretaria de Saúde de Santa Inês realiza desde a última segunda-feira, 18, a campanha “Hanseníase e verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”.
De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Verminose da Secretaria de Saúde de Santa Inês, enfermeira Helena Viveiros, a campanha prossegue até esta sexta-feira, 22, e está sendo realizada nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Inês. Segundo Helena Viveiros, a meta é examinar o máximo de alunos possível.
O objetivo da ação é identificar os casos suspeitos em estudantes de 5 a 14, através do preenchimento de uma ficha de autoimagem. Em caso de aparecimento de lesões sugestivas, o aluno será encaminhado à unidade de saúde para exame médico, em que poderá ser confirmado o diagnóstico de hanseníase ou verminose, com início imediato do tratamento.
Helena Viveiros, coordenadora do Setor de Hanseníase da Secretaria de Saúde de Santa Inês
As atividades da campanha incluem ainda mobilização e orientações para os professores e estudantes, subsidiadas por material didático produzido com este objetivo.
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e transmitida entre pessoas após contato direto e prolongado; geralmente acarreta manchas no corpo com perda ou redução de sensibilidade.
A geohelmintíase reúne um grupo de doenças verminosas intestinais, entre as quais a popular “lombriga”. É transmitida por água e alimentos contaminados e pode ter impacto no quadro nutricional e nos processos cognitivos e causar obstrução intestinal.
Por fim, o tracoma é uma doença bacteriana transmitida de pessoa para pessoa, por meio de objetos contaminados ou insetos como a mosca. Acontece por infecções no olho, podendo causar alterações na córnea e levar à cegueira.
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *