Universidade com cursos de direito, engenharia e administração de empresas se instala em Santa Inês

Universidade com cursos de direito, engenharia e administração de empresas se instala em Santa Inês
O Centro de Ensino Superior da Amazônia – CESAM – já tem autorização do MEC para se instalar em Santa Inês com cerca de três ou quatro cursos do ensino superior, já com vestibular programado para janeiro do ano que vem. As aulas presenciais serão diariamente e a expectativa é que a sede da universidade esteja construída até dezembro deste ano, possibilitando sua inauguração no ano que vem.
11705582_927993753934249_1551490997_o
O CESAM é uma universidade particular, pertencente ao casal de empresários Paulo Marinho e Márcia Regina Marinho, e tem sua origem na cidade de Caxias onde os mesmos são donos da FAI – Faculdade do vale do Itapecuru – que mantém os cursos de  Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Odontologia e Pedagogia entre outros.
É dessa grade de cursos que sairão os que serão implantados no Centro de Ensino Superior da Amazônia em Santa Inês.  O curso de Direito da FAI, por exemplo,   integra o seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) do país com cursos certificados pelo Guia do Estudante (GE), tradicional publicação da Editora Abril. O Curso de Direito foi certificado com três estrelas.
A universidade começa a ser construída no mais tardar, no mês de agosto, segundo afirmou ao AGORA o empresário Paulo Marinho em visita que fez à Redação do Jornal na tarde de ontem. Ele afirmou que pretende inaugurar a sede da mesma logo no começo do ano que vem quando acontecerá o vestibular para os cursos a serem implantados em Santa Inês.
O CESAM será construído em um terreno localizado às margens da BR 316, no sentido de Bacabal, quase em frente à revendedora da Ford, a Duvel, cujo terreno foi doado pela prefeitura de Santa Inês, após aprovação da Câmara Municipal em sessão realizada no mês de junho.
Também agora em agosto, a universidade já estará atuando em Santa Inês com os cursos de pós graduação em várias áreas, a serem divulgadas oportunamente, mas que a princípio seriam os de: Enfermagem de Alta Complexidade, Psicopedagogia Institucional,  Direito, Educação Infantil, Gestão Pública e Finanças Empresariais.
Para esse primeiro momento o CESAM vai funcionar em um prédio alugado e preparado para receber os interessados nas pós que serão oferecidas.
Visitas da comitiva 
Durante todo o dia de ontem, diretores do Centro de Ensino Superior da Amazônia, juntamente com os empresários Paulo e Márcia Marinho, estiveram cumprindo uma grande agenda em Santa Inês, e foram recebidos pela secretária de Educação Concita Costa, e também pelos secretários municipais João Nojosa, de Indústria e Comércio, Zé Reis de Finanças, Júnior Leite de Limpeza, Aparecida Vieira, diretora da Secretaria de Saúde, entre outros, no Gabinete do prefeito Ribamar Alves no Palácio Biné Sabbak.
De lá a comitiva seguiu para uma visita à vale do Rio Doce, ao local onde será construída a universidade, ao Hospital Tomaz Martins onde todos foram recebidos pelo diretor do HTM, médico cardiologista Dt. Tomaz Neto, e às  16:00 foi a vez dos vereadores de Santa Inês receberem no plenário da Câmara, toda a comitiva, oportunidade em que foi feita uma ampla explanação sobre a implantação do CESAM em Santa Inês.
Os vereadores aproveitaram para tirarem algumas dúvidas e por fim se disseram satisfeitos com as informações que obtiveram dos diretores e proprietários do Centro de Ensino Superior da Amazônia. Todos elogiaram a iniciativa e afirmaram que acreditam na implantação do CESAM  em Santa Inês o mais rápido possível, vez que eles, vereadores, já haviam cumprido com sua parte, autorizando a doação do terreno para a construção da universidade.
Estavam presentes os vereadores Orlando Mendes, presidente da Câmara, Creusa da Caixa, Victor Tagore, Dr. Uchoa, Akson Lopes, Solange Nerval, Batista de Biné, Madeira de Melo, Aldoniro Muniz, Professora Vera e Antonio Silva.
Texto: Agora Santa Inês

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *