Chega em Pindaré Mirim a estrutura da empresa que vai restaurar o Engenho Central

Chega em Pindaré Mirim a estrutura da empresa que vai restaurar o Engenho Central

A obra de restauração do Engenho Central de Pindaré Mirim de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN deve iniciar nos próximos dias. Na manhã desta quarta – feira, 21 de setembro, chegou na cidade parte da estrutura da empresa responsável pela obra.

engenho

Duas carretas com contêineres da empresa chegaram com materiais por volta das 9h30 e se deslocaram até a frente do monumento. Dezenas de pessoas foram até o local e muitos pareciam não acreditar no que estava vendo. A rua em frente do Engenho Central foi bloqueada e ocupada pelas carretas.

engenho-central

Uma estrutura será montada para isolar todo o monumento para que a obra seja iniciada.

A LUTA

Já vêm de muitos anos a árdua ‘batalha’ de grandes pindareenses que sonhavam com essa restauração, dentre eles, destacamos representando todas as pessoas que se engajaram nessa luta há várias décadas, está o historiador, Euzamar Medeiros que tanto batalhou durante muitos anos para que isso viesse acontecer. Associações foram criadas também para lutar pela causa.

Arquivo/Foto: Historiador Euzamar Medeiros.

Nos últimos meses, o Movimento Vida Ao Engenho Central, integrado por jovens que sempre sonharam com essa restauração, também entrou nessa causa e conseguiu mobilizar a sociedade pindareense e realizaram vários mutirões de limpeza no Engenho Central e daí em diante a luta não parou. O Movimento Vida ao Engenho Central realizou uma das maiores mobilizações em prol ao Patrimônio Histórico juntamente com a classe estudantil o Movimento Abraço Engenho, Equipe MS Graffit, Projeto Vamos Fazer e Atual Capoeira, que reuniu uma multidão pedindo a restauração do monumento.

limpeza-engenho3

movimento-vida-ao-engenho

O movimento também representou os pindareenses em uma reunião com representantes do IPHAN na Assembleia Legislativa na capital do Maranhão. Na ocasião, os membros debateram com os representantes e foram apresentadas todas as informações acerca da obra, e na ocasião, foi informado que a obra iniciaria no mês de setembro.

E nesta data, fica dado o primeiro passo, uma etapa cumprida de um sonho que não é apenas de entidades e movimentos que lutaram pela causa, mas de milhares de pindareenses que já haviam perdido as esperanças.

A OBRA

O serviço da restauração do Engenho Central de Pindaré Mirim terá o prazo de execução de 12 meses. O investimento para a restauração foi garantido por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Construtora Camargo Corrêa. A obra será na ordem de R$ 6 milhões de reais.

projeto iphan

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *