Alunos de escola estadual em Pindaré bloqueiam MA 320 em protesto contra as péssimas condições da escola

Alunos de escola estadual em Pindaré bloqueiam MA 320 em protesto contra as péssimas condições da escola

Alunos da escola estadual Jerusa da Silva Rabelo bloquearam a MA 320, na altura do bairro Pitombeira, em Pindaré Mirim, na tarde desta quinta – feira (28). Os estudantes protestavam contra as péssimas condições da estrutura da escola que vem afetando não só o aprendizado, mas a saúde deles.

manifest

A falta de ventiladores, piso danificado, banheiros sem portas e problemas no gerador de energia da escola eram uma das inúmeras reivindicações dos alunos. Mas o problema mais grave e mais questionado por eles é o caso de uma fossa séptica da escola que está despejando um liquido com um cheiro insuportável que está prejudicando os alunos e quem mora próximo ao local.

manifest4

_Esse problema já dura muitos dias. Já reclamamos muito e isso está prejudicando não só nós alunos, mas toda a comunidade que mora aqui perto. Disse a aluna Graciele Veiga.

manifest3

Em poucos minutos, um enorme congestionamento se formou na MA 320, tanto no sentido Pindaré, quanto no sentido Santa Inês. Os motoristas e motociclista estavam revoltados com a situação. Alguns ainda tentaram furar o bloqueio, mas foram impedidos pelos alunos que, com faixas e cartazes, ocuparam todas as vias.

manifest2

 

A manifestação teve seu momento mais tenso quando pneus foram incendiados. Os alunos gritavam e juntos formaram um cordão de isolamento e ninguém mais passou pela MA. Aproximadamente uma hora depois do inicio da manifestação, a Polícia Militar chegou ao local e solicitou que eles liberam a estrada, caso contrário eles iriam desbloquear usando um reforço no efetivo de policiais.

Os alunos não atenderam o pedido de imediato e mantiveram a interdição, enquanto isso, uma fila quilométrica se formava nos dois sentidos da MA 320. Após uma longa conversa, os estudantes encerraram a manifestação e prometeram voltar a bloquear a estrada caso o problema não seja resolvido.

Ninguém da secretaria de educação da regional de Santa Inês apareceu para se pronunciar.

Fotos: William Junior/Portal Pindaré

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *