Atividades especiais marcam o Dia D de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por: William Junior, em 23 /05 /2018, ás09h54

Na tarde da última sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescentes e Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu uma atividades educativas especiais para marcar o Dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

570x471_a28e38bff381646c345187cefccbe83a

Durante todo o mês vem sendo realizado palestras e atividades em escolas das redes municipal e estadual, e no dia D, foi realizada uma caminhada educativa que percorreu vias importantes da cidade e que foi acompanhada por centenas, membros de Ong’s e representantes de movimentos da sociedade civil. Participaram ainda vereadores, secretários municipais e outras autoridades importantes do município.

Durante o ato, os locutores do evento chamavam a atenção para a importância em se denunciar atos de exploração ou abuso sexual contra crianças e jovens. Na parte final da caminhada na Praça Nagib Haicjel, ocorreram discursos das autoridades presentes e a apresentação de peças teatrais, jograis, poemas e músicas que marcam este Dia Nacional.

O QUE É O 18 DE MAIO?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Em Pindaré, a data é comemorada ainda no dia 24 de maio, onde foi instituído o Dia Municipal de Combate do Abuso e Exploração de Crianças e Jovens, através de uma lei criada pelo vereador Pedro de Amorim Aquino em 2008.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.