Caminhada marca o Dia Municipal da Consciência Negra em Pindaré Mirim

Caminhada marca o Dia Municipal da Consciência Negra em Pindaré Mirim

Uma Lei sancionada em Pindaré Mirim, através de um projeto de Lei de autoria do vereador Éden Wilson, institui o Dia Municipal da Consciência Negra, a ser comemorado todo dia 20 de novembro, estabelecendo como feriado municipal, data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra à escravidão.

caminhada

E para lembrar esta data, a Associação Aliança de Treinamento Unificado pela Arte e Luta, o Grupo Atual Capoeira, junto com a Escola Raimunda de Nazaré Jansen, e com parceria com as secretarias de Educação e Cultura de Pindaré Mirim realizaram na manhã desta sexta – feira (20) uma caminhada de abertura do Encontro de Negros “Iê Viva Zumbi”, Resgatando os Valores da Cultura Negra.

caminhada02

A caminhada percorreu diversas ruas da cidade e contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino de Pindaré Mirim e da Escola Horas Alegres, professores, amantes da cultura negra, grandes nomes da cultura, além de secretários municipais e o vereador Éden Wilson.

caminhada01

Durante todo o percurso, houve apresentações do maculêlê, capoeira, escola de samba Vila Sorriso, além da participação de umbandistas.

caminhada04

caminhada03

_É com grande satisfação que participo desse projeto. E esse projeto só se tornou possível pela luta de várias pessoas daqui da nossa cidade para que isso acontecesse. Destacou o vereador Éden Wilson.

caminhadaedinho

_Agradeço a todos os professores da rede municipal e demais escolas. Nós já temos a disciplina da cultura afro, com material didático, incluída na rede municipal de ensino de Pindaré Mirim. E isso foi um passo importante que demos a cerca desse tema tão importante. Aproveito para agradecer pela parceria. Enfatizou o secretário Altair Sena.

caminhadaaltair

_Agradeço a todos que participaram da caminhada. A todos pela parceria e vamos juntos unir forças e manter a cultura negra sempre viva. Finalizou o professor Dorinaldo, idealizador do evento.

caminhadadorinaldo

 

Durante a tarde houve ainda apresentações culturais e palestra sobre a Consciência Negra na Escola Raimunda de Nazaré Jansén.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *