Cemitério de Pindaré Mirim teve movimentação intensa no dia de Finados

Cemitério de Pindaré Mirim teve movimentação intensa no dia de Finados

Mantendo a tradição, parentes e amigos foram até o Cemitério Municipal de Pindaré Mirim na quarta – feira (02), Dia de Finados. Durante todo o dia centenas de pessoas passaram pelo local para relembrar, fazer orações, levar flores e acender velas para seus entes já falecidos.

cemiterio-finados

Os vendedores aproveitaram a movimentação para faturar uma renda extra. Em frente ao cemitério, eles disputavam as vendas. Esse ano, as missas foram celebradas na igreja matriz de São Pedro e reuniu centenas de fiéis.

DIA DE FINADOS

Dia de Finados, 2 de novembro, é conhecido no Brasil como a data marcada por idas ao cemitério. Em outros lugares do mundo, a efeméride tem o mesmo significado mas é lembrada de formas diferentes. No México, por exemplo, as pessoas têm o costume de fazer grandes festas e usar fantasias coloridas de caveiras para homenagear os mortos.

A origem deste feriado remete ao ano 998. Antes, já existia o costume de se enterrar e se rezar pelos mortos, mas a data de 2 de novembro foi oficialmente instituída por um monge beneditino, Odilo de Cluny, que viveu do ano 962 ao ano 1049.

Na data, o monge ordenou aos clérigos de sua abadia e a todos aqueles que seguissem a Ordem Beneditina que deveriam rezar pelas almas dos mortos. O costume se popularizou a partir do século XII, quando deixou de ser algo somente da igreja.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *