Concha Acústica, academia ao ar livre, playground para as crianças… saiba mais sobre a revitalização das praças de Pindaré Mirim

Por: William Junior, em 01 /08 /2017, ás11h00

Os serviços de revitalização da área do entorno do Engenho Central foram iniciados e seguem os padrões de preservação histórica, mantendo a arquitetura do prédio. Com investimento de R$ 3,8 milhões, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, vai recuperar e urbanizar três praças, construir uma concha acústica com palco, academia de ginástica ao ar livre e playground para as crianças.

00

 

 

Engenho Central

Na área interna do Engenho Central está recebendo serviços de restauração de alvenaria antiga, cobertura metálica e piso. As peças utilizadas nas obras foram cuidadosamente restauradas para recobrir as falhas preservando a imagem arquitetônica original do engenho.

Entre os serviços a serem executados, estão a implantação de um sistema de drenagem ao redor do Engenho Central; a substituição e restauração dos tijolos cerâmicos aparentes do prédio e o tratamento urbanístico e paisagístico com inserção de mobiliário urbano. O que não pôde ser recuperado e precisou de substituição foi confeccionado seguindo os padrões do Iphan.

Com a restauração, que está recebendo investimento de R$ 4 milhões, a história do Engenho Central continua. A proposta é que o imóvel funcione como equipamento cultural e área para exposição e também como Unidade Vocacional Tecnológica do Instituto de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema). O local está sendo adaptado com salas de aula, laboratórios, auditório para 154 lugares, entre outros espaços necessários para atividades educacionais.

00

 

Praça São Pedro

Em frente ao engenho está localizada a Praça São Pedro. Nesta praça, o piso foi demolido e os serviços estão concentrados na iluminação embutida. Em seguida, será reconstruído um novo piso pigmentado para receber novos bancos. Esta etapa será finalizada com serviços de paisagismo e jardinagem.

Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação vai receber a Concha Acústica com palco e arquibancadas. A primeira etapa dos serviços foi iniciada com a demolição do piso e instalação da iluminação embutida. A próxima etapa seguirá com os serviços de fundação para a construção da Concha.

Praça da Matriz

Na Praça Matriz, onde está localizada a Igreja de São Pedro, também irá receber os serviços de revitalização com troca de piso e iluminação. Para promover a integração social com a comunidade, será instalada uma academia ao ar livre e playground para as crianças.

Fonte: O Imparcial
Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.