Covid-19: 100% dos leitos de UTI ocupados no Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês

Covid-19: 100% dos leitos de UTI ocupados no Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês

O Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês é referência nos atendimentos da Covid-19 no Vale do Pindaré, atendendo 18 municípios. Com o número de casos da doença aumentando consideravelmente em todas as cidades da região, a quantidade de leitos tem ficado pequena para a grande demanda.

De acordo com a direção administrativa todos os 10 leitos de UTI destinados para pacientes com o coronavírus estão ocupados. Já os leitos clínicos chegaram a ter sua ocupação total, mas novas vagas foram abertas na semana passada.

No dia primeiro de março, novos leitos de UTI serão abertos na unidade, porém já uma fila de pacientes à espera. A ampliação dos atendimentos só demorou por conta da dificuldade de contratar a equipe médica para trabalhar na UTI.

CUIDADOS

As máscaras devem ser usadas em todos os lugares, sem exceção: rua, carro, metrô, ônibus, mercado, açougue, trabalho, banco, praças, durante caminhadas.

Para o dia a dia, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de pano com pelo menos duas camadas – ou seja, dupla face. Os tecidos podem ser algodão, tricoline, TNT ou qualquer outro que seja grosso. Ela deve estar bem ajustada ao rosto, cobrindo totalmente a boca e o nariz.

A máscara é de uso individual e não pode ser dividida. Ela deve ser trocada sempre que estiver úmida ou suja. Por isso o ideal é que cada pessoa tenha, pelo menos, duas máscaras de pano disponíveis para o uso ao longo do dia Ela deve ser usada sempre ao sair de casa.

Antes de vesti-la, lave as mãos com água e sabão ou as higienize com álcool gel. Pegue a máscara pelas alças e a coloque no rosto. Evite tocar o rosto – especialmente olhos, que estão descobertos ao longo do dia. Se precisar tocá-los, higienize as mãos antes e depois, carregue sempre um saquinho plástico.

Toda vez que precisar retirar a máscara – como na hora das refeições -, higienize as mãos, retire pelas alças e a coloque no saquinho fechado para evitar a contaminação.

Como lavar a máscara

Ela deve ser lavada separadamente das outras roupas com água e sabão. Depois, pode ser mergulhada por 30 minutos em uma solução desinfetante (2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água) Após enxague e secagem, ela deve ser passada com ferro quente e guardada em uma embalagem fechada.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *